História, perguntado por michele8277, 7 meses atrás

1) Malcom X foi um importante ativista na luta contra o racismo nos Estados
Unidos em meados do século XX. Ao estudarmos a sua biografia,
percebemos que a sua conversão ao Islamismo influenciou bastante
nesse processo. Explique qual influência teve a conversão de Malcom X
ao Islamismo com a sua militância na luta antirracista.

me ajudem, tenho q entregar até amanhã 6:00​

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandagoes09
1

Resposta:

Após sair da prisão, Malcolm X passou a atuar ativamente pelo Nação do Islã, sendo nomeado ministro de um templo do grupo no Harlem (bairro de Nova York). Além disso, Malcolm X tornou-se jornalista e passou a escrever constantemente artigos que defendiam a emancipação da sociedade afro-americana, principalmente no jornal que era veiculado pelo Nação do Islã.

A partir de 1959, a figura de Malcolm X ganhou notoriedade em todo os Estados Unidos a partir de um documentário produzido sobre movimentos de nacionalismo negro. A partir daí, as visões de Malcolm X como membro do Nação do Islã tornaram-se conhecidas. Em geral, Malcolm X defendia a resistência dos negros por “qualquer meio necessário”, inclusive a violência em caso de autodefesa.

O discurso de Malcolm X contra os brancos era ácido e gerou incômodo nos Estados Unidos. Os brancos temiam que as declarações de Malcolm X incentivassem revoltas em massa organizadas pelos afro-americanos. O temor concentrava-se, principalmente, porque Malcolm X argumentava que, se fosse necessária, a violência deveria ser utilizada para alcançar melhorias na vida dos negros.

Conhecido como um palestrante com excelente oratória, Malcolm X teve grande responsabilidade no crescimento exponencial que o Nação do Islã sofreu no período. No entanto, a defesa da utilização da violência gerava críticas dentro do próprio movimento, sobretudo daqueles que defendiam a utilização de métodos não violentos, como Martin Luther King Jr.

A partir da década de 1960, Malcolm X entrou em choque com a liderança do Nação do Islã. Os desentendimentos aconteceram por causa de críticas de Malcolm X a ações inapropriadas cometidas por Elijah Mohammad, líder do Nação do Islã, e pela má repercussão de declarações realizadas por Malcolm X após o assassinato do presidente americano John F. Kennedy

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO <3


michele8277: ajudou mt, mas eu queria um coisa mais resumida, obrigada msm assim!
Perguntas interessantes