1. (Mack-SP/2004 - adaptada) As “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi: *
1 ponto
a) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
b) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
c) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
d) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa C, já que as “Marchas da Família com Deus pela Liberdade” eram uma reação de parte das classes médias brasileiras, com forte apoio de organismos tradicionais de imprensa brasileiros, contra uma série de medidas políticas reformistas do então presidente João Goulart.
Apontavam como "perigosas" ideias que o presidente então tentava colocar em prática como a Reforma Agrária, expansão dos direitos trabalhistas e pagamento de impostos mais altos sobre a remessa de lucros para o exterior. Estas manifestações serviram de pretexto para o golpe militar, que aconteceu poucos dias depois, em 1º de Abril.
A alternativa que responde corretamente essa questão é a letra c), pois as "Marchas da Família com Deus pela Liberdade", ocorridas em São Paulo no ano de 1964 foram uma série de manifestações com o intuito de sensibilizar a opinião pública contra as medidas do governo de João Goulart, considerado pelos manifestantes como um "perigo comunista".
Essas manifestações vieram como resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em março de 1964, onde João Goulart anunciou um programa de reformas de base, o qual foi rejeitado pelos manifestantes, que diziam buscar a "salvação da democracia".
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/45603122