História, perguntado por thiagorafaeltrmds, 9 meses atrás

1. (Mack-SP/2004 - adaptada) As “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi: *
1 ponto
a) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
b) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
c) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
d) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
2. (UFRS - adaptada) Em agosto de 1969, quando o presidente Costa e Silva adoeceu gravemente, ficando impedido de exercer o governo, o poder foi: *
1 ponto
a) devolvido ao grupo político civil rival do governo Goulart, que havia apoiado o Golpe de 1964
b) passado ao vice-presidente civil Pedro Aleixo, que reabriu o Congresso Nacional, fechado pelo AI- 5.
c) equilibrado entre a ARENA e o MDB, que passaram a exercer o poder de forma colegiada.
d) exercido por uma Junta Militar das três armas, devido à desconfiança dos militares em relação aos civis.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
16

1 - É correta a alternativa C, já que as “Marchas da Família com Deus pela Liberdade” eram uma reação de parte das classes médias brasileiras, com forte apoio de organismos tradicionais de imprensa brasileiros, contra uma série de medidas políticas reformistas do então presidente João Goulart.

Apontavam como "perigosas" ideias que o presidente então tentava colocar em prática como a Reforma Agrária, expansão dos direitos trabalhistas e pagamento de impostos mais altos sobre a remessa de lucros para o exterior. Estas manifestações serviram de pretexto para o golpe militar, que aconteceu poucos dias depois, em 1º de Abril.

2 - É correta a alternativa D, já que em 1969 o Brasil vivia os Anos de Chumbo, fase mais violenta da Ditadura Militar, quando não havia garantias constitucionais e civis.

Nesta época era impensável que civis governassem o país, tendo sido o poder fortemente marcado pela militarização e pela supressão  violenta de qualquer tipo de crítica política.

Respondido por andredeggau
1

A "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" foi um movimento a favor do golpe militar, então a primeira resposta é letra C. Quando morreu o presidente Costa e Silva, o poder foi exercido por uma junta militar; portanto, a segunda resposta é a Letra D.

As manifestações de 1964 foram justamente contrárias ao governo de João Goulart, que muitas pessoas temiam que tivesse intenções comunistas. Goulart não fora eleito presidente; ele foi eleito vice-presidente, em chapa separada do presidente Jânio Quadros; e assumiu a presidência em 1961, quando Quadros renunciou após poucos meses no cargo.

Já a sucessão de Costa e Silva foi bem marcante porque, até então, a ditadura se dizia civil-militar. Quando a linha de sucessão afirmava que o poder pertenceria a Pedro Aleixo, um civil, os militares se recusaram a deixá-lo assumir e mostraram que o regime era mesmo militar.

Saiba mais sobre o governo militar no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/1268118

Anexos:
Perguntas interessantes