Ed. Física, perguntado por edu34306, 4 meses atrás

1. Luta greco-romana Originária da Roma e Grécia Antiga, essa luta apresenta estilo e técnica bastante peculiares. Em geral, caracteriza-se pelo controle de um lutador sobre as movimentações do outro, manipulando-as. Para isso, utilizam-se pegadas, bem como golpes de punho e estratégias para tirar vantagem das movimentações do adversário, objetivando imobilizá-lo.

2. Maculelê Essa luta brasileira possui origem africana, a partir dos povos escravizados no período do Brasil Império. Atualmente, caracteriza-se por sua teatralidade, pela simulação dos combates tribais enfrentados por esses povos, representados com o uso de bastões, chamados grimas. Essa arte marcial também compõe o folclore brasileiro, sendo conhecida, além de luta, igualmente como uma dança folclórica .

3. Kickboxing Entendida como uma arte marcial e também como um esporte de combate, essa modalidade se baseia em movimentos de chutes e socos. Ademais, ela designa um estilo de luta e, também, um conjunto delas, uma vez que o kickboxing pode se referir a outras lutas, incluindo o boxe indiano, o boxe francês, o kickboxing japonês e o kickboxing americano, por exemplo.

4. Krav magá Essa arte marcial corresponde a um sistema ou conjunto de técnicas corporais desenvolvidas para o confronto corpo a corpo em situação de defesa a ataques realizados com armas, como armas de fogo, bastões, facas ou golpes específicos. Originária de Israel, essa forma de luta visa abater o adversário e, para isso, envolve a utilização do ataque a favor da defesa, ou seja, fatores como resistência, concentração e velocidade são utilizados para a aplicação das técnicas de autodefesa.

5. Capoeira Essa manifestação ambígua é entendida como jogo, dança, esporte e também como luta, expressando, de modo peculiar, seu caráter de arte marcial. Atualmente, a capoeira apresenta duas categorias, ou estilos: a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. Entretanto, possuem características em comum, entendidas como fundamentos. Entre essas características, podem ser citadas a ginga, a organização circular, a figura do mestre de capoeira e o uso de instrumentos.

6. Esgrima A esgrima é uma arte marcial caracterizada pelo manuseio de “armas brancas”, especificamente do florete, do sabre e da espada. Atualmente, essa prática também constitui um esporte de combate, o qual compõe o quadro dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos. Além disso, destaca-se o fato de a esgrima ser o único esporte de combate em que não há contato corporal entre os praticantes.

7. Judô Essa arte marcial de origem japonesa ganhou o mundo e se popularizou no universo esportivo, sobretudo durante a segunda metade do século XX. Desse modo, enquanto esporte, o judô apresenta técnicas realizadas no chão e em pé, tendo como característica principal a busca pelo Ippon (Golpe perfeito) que pode ser obtido por uma técnica de projeção, uma imobilização ou, ainda, por chave de braço ou estrangulamento do oponente durante a luta.

8. Karatê O karatê é uma arte marcial japonesa que se organiza em torno de três modalidades: o Kirron, voltado ao estudo dos fundamentos de ataque e defesa, o Kata, dedicado à simulação dos golpes, e o Kumite, que compreende o combate com oponente. Entre os fundamentos da modalidade se encontra o atemi waza, o qual alude às movimentações básicas do karatê.

9. Aikido Outra arte marcial de origem japonesa é o aikidô, criado sob o eixo da harmonia interna e externa pelo O-Sensei, Morihei Ueshiba, a partir do contato que teve com diversas artes marciais. A característica fundamental, portanto, é a ausência do aspecto competitivo e a ênfase no conhecimento e na experiência dos corpos, tanto o do sujeito que pratica (autoconhecimento) quanto o de seus colegas praticantes (colaboração com o desenvolvimento dos demais).

10. Taekwondo Essa arte marcial coreana atualmente constitui um esporte olímpico, sendo disputada com pés e mãos e exigindo bastante disciplina e autocontrole dos praticantes. Desse modo, entre as características do taekwondo se encontra, principalmente, a destreza dos lutadores. Isso se deve, em partes, à variedade e natureza dos golpes de ataque e defesa que configuram o combate nessa modalidade, os quais são realizados por meio de socos, chutes e outras técnicas corporais de modo bastante ágil.

LEIA O TESTO ACIMA E EM SEGUIDA FALE, DE FORMA RESUMIDA, AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE CADA UMA DAS MODALIDADES MENCIONADAS.​​

Soluções para a tarefa

Respondido por amandadb1210
1

Resposta:

Luta greco-romana Originária da Roma e Grécia Antiga, essa luta apresenta estilo e técnica bastante peculiares.  

Para isso, utilizam-se pegadas, bem como golpes de punho e estratégias para tirar vantagem das movimentações do adversário, objetivando imobilizá-lo.

Maculelê Essa luta brasileira possui origem africana, a partir dos povos escravizados no período do Brasil Império.  

Atualmente, caracteriza-se por sua teatralidade, pela simulação dos combates tribais enfrentados por esses povos, representados com o uso de bastões, chamados grimas.

Kickboxing Entendida como uma arte marcial e também como um esporte de combate, essa modalidade se baseia em movimentos de chutes e socos.

Krav magá Essa arte marcial corresponde a um sistema ou conjunto de técnicas corporais desenvolvidas para o confronto corpo a corpo em situação de defesa a ataques realizados com armas, como armas de fogo, bastões, facas ou golpes específicos.

Capoeira Essa manifestação ambígua é entendida como jogo, dança, esporte e também como luta, expressando, de modo peculiar, seu caráter de arte marcial.  

Entre essas características, podem ser citadas a ginga, a organização circular, a figura do mestre de capoeira e o uso de instrumentos.

Esgrima A esgrima é uma arte marcial caracterizada pelo manuseio de “armas brancas”, especificamente do florete, do sabre e da espada.  

Atualmente, essa prática também constitui um esporte de combate, o qual compõe o quadro dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos.

Judô Essa arte marcial de origem japonesa ganhou o mundo e se popularizou no universo esportivo, sobretudo durante a segunda metade do século XX.  

Desse modo, enquanto esporte, o judô apresenta técnicas realizadas no chão e em pé, tendo como característica principal a busca pelo Ippon (Golpe perfeito) que pode ser obtido por uma técnica de projeção, uma imobilização ou, ainda, por chave de braço ou estrangulamento do oponente durante a luta.

Karatê O karatê é uma arte marcial japonesa que se organiza em torno de três modalidades: o Kirron, voltado ao estudo dos fundamentos de ataque e defesa, o Kata, dedicado à simulação dos golpes, e o Kumite, que compreende o combate com oponente.

Aikido Outra arte marcial de origem japonesa é o aikidô, criado sob o eixo da harmonia interna e externa pelo O-Sensei, Morihei Ueshiba, a partir do contato que teve com diversas artes marciais.  

A característica fundamental, portanto, é a ausência do aspecto competitivo e a ênfase no conhecimento e na experiência dos corpos, tanto o do sujeito que pratica (autoconhecimento) quanto o de seus colegas praticantes (colaboração com o desenvolvimento dos demais).

Taekwondo Essa arte marcial coreana atualmente constitui um esporte olímpico, sendo disputada com pés e mãos e exigindo bastante disciplina e autocontrole dos praticantes.  

Isso se deve, em partes, à variedade e natureza dos golpes de ataque e defesa que configuram o combate nessa modalidade, os quais são realizados por meio de socos, chutes e outras técnicas corporais de modo bastante ágil.

Espero ter ajudado! :)

Perguntas interessantes