1 - Liste abaixo os jogos e brincadeiras antigas sugeridos no texto que você já praticou. Liste também
algum outro jogo ou brincadeira antiga que você praticou, mas que não aparece no texto.
Soluções para a tarefa
Cinco Marias: essa brincadeira consiste em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham ta-
manho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue
todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima da
outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a
mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois
tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada
para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando
desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pe-
ga-se todas as que ficaram no chão.
Roda: em roda cantar canções antigas e fazer os gestos e representações delas. Sugestão de algumas
músicas: atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa vi-
rou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito
que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
Escravos de Jó: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa
ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocan-
do-as e fazendo o que diz a música.
Amarelinha: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para represen-
tar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.
Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando.
A grande diversão é observar o pião rodando.
Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa
que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um
deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e
pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores
vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no
chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao
final, o pulador deve sair da corda sem errar.
Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do
papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra
e, ao final, acertar as caçapas.
Empinando pipa: escolha um local adequado e amplo, onde não tenha fios de energia elétrica. A pipa
vai subindo com o vento e os participantes ficam observando-a ao longe. Algumas pessoas usam ce-
rol, uma mistura de cola com caco de vidro, para cortar os fios das outras pipas. Porém, a brincadeira
dessa forma torna-se perigosa, podendo causar acidentes graves. Assim, use-a apenas para se divertir
evitando usar o cerol, mesmo que alguém lhe dê o preparado. Vale lembrar que o uso do cerol é crime
previsto pela lei 23515 de 20/12/2019
Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma
bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente,
quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado
da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
Cinco Marias, Roda, Escravos de Jó, Bolinha de Gude, Passar Anel, pião, amarelinha, pular corda, empinar pipa, batata quente, pega pega, polícia e ladrão, telefone sem fio, etc