História, perguntado por feradv2, 5 meses atrás

1)

“Leviatã é um monstro bíblico que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?”


De acordo com o texto, é correto afirmar que:


Alternativas:


a)

Para governar é necessário infligir o temor porque só assim as pessoas têm coragem de abrir mão da própria liberdade. (Alternativa assinalada) - CORRETA

b)

Segundo o autor, todos os seres humanos estavam ameaçados de extinção. Contra essa ameaça era necessária a presença da Igreja para poder impor ordem na sociedade e oferecer segurança.


c)

Para Hobbes, os súditos devem respeitar o soberano, mas não temê-lo.


d)

O homem deve abrir mão de toda a sua liberdade de forma natural. Não deve, também, temer a morte violenta.


e)

Hobbes dizia que havia um tempo em que as pessoas viviam em liberdade, sem que ninguém mandasse em ninguém. Essa liberdade era ideal para que ocorressem os pactos entre eles, evitando a guerra.


2)

Com a organização dos Estados nacionais europeus e o desenvolvimento do absolutismo, no final do século XV, muitos reis adotaram o conceito do direito divino. Jacques Bossuet, um dos principais defensores e teóricos dessa ideia, disse certa vez:

“Não há poder sem a vontade de Deus: todo governo, seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado: revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio. O trono não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.”


Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.


Alternativas:


a)

A soberania dos reis franceses era considerada uma herança divina. Essa forma de governar era legitimada por teorias econômicas.


b)

Segundo a teoria do direito divino dos reis, acreditava-se que o soberano recebia seu poder diretamente de Deus e somente a Ele devia prestar conta de seus atos. (Alternativa assinalada) - CORRETA


c)

O absolutismo inglês teve algumas particularidades que o diferenciaram do absolutismo francês. Estes exerceram o poder absoluto de fato.


d)

A teoria do Direito Divino dos reis era defendida por Bossuet e serviu exclusivamente para justificar o abuso de autoridade dos reis sobre a Igreja Católica.


e)

O Absolutismo na Espanha foi o único a não possuir legitimação da Igreja Católica, pois o rei entrou em conflito com o Papa.


3)



Hans Holbein, o Jovem. Retrato de Henrique VIII




Para garantir o seu poder absoluto os reis criaram uma importante estrutura de governo. Além disso, lançou mão de estratégias para fazer uma excelente propaganda pessoal, imagem que deveria ser amplamente divulgada. Essa também era uma forma de impressionar seus súditos e também a outros reis. Observe a reprodução da pintura do rei Henrique VIII.



Sobre a relação entre a imagem e o texto, devemos afirmar:


Alternativas:


a)

A postura crítica do pintor é demonstrada na forma de representar o cetro na mão esquerda.


b)

O símbolo principal da realeza está em seus calçados.


c)

O equilíbrio das formas representa o equilíbrio do próprio reino.


d)

A representação de Henrique VIII salienta a postura jovial e intrépida de um rei. (Alternativa assinalada) - CORRETA

e)

A ambiente da corte valoriza as imagens religiosas.


4)

“Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna. Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. Originando-se da expansão marítima europeia, em meados do século XVI, o sistema comercial mercantilista, também conhecido como Sistema Colonial Tradicional, estendeu-se até o século XVIII, quando entrou em crise. A denominação mercantilista vincula esse tipo de colonialismo à revolução comercial.”


Fundamental para a estruturação do sistema colonial português na Idade Moderna, o chamado “exclusivo colonial” visava, sobretudo:


Alternativas:


a)

estimular nas colônias uma política de industrialização que permitisse à Metrópole concorrer com suas rivais industrializadas.


b)

reservar a grupos ou a companhias privilegiadas — ou mesmo ao Estado — o comércio externo das colônias, tanto o de importação quanto o de exportação. (Alternativa assinalada) - CORRETA


c)

restringir a tarefa de doutrinação dos indígenas americanos exclusivamente aos membros da Companhia de Jesus, assegurando, dessa forma, o poder real entre os povos nativos.


d)

impedir, nas colônias, o acesso dos africanos escravizados à atividade comercial, visto que esses povos tinham vasta experiência no comércio intercontinental.


e)

orientar a produção agrícola conforme as exigências da população colonial, evitando por esse meio crises de abastecimento de alimentos nos centros urbanos.

CORRIGIDO PELO AVA - Aap2 - História Moderna

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuellebarcelar11
0

a b d e estão certas só a c está errada

explicação:

a companhia de Jesus veio depois da história

Perguntas interessantes