1) Leia uma vez o texto e escreva em seu caderno uma frase identificando o assunto principal de que se trata.
2) Leia o texto pela segunda vez retome a frase que você escreveu. Ela ainda identifica o assunto principal do texto, ou você mudou de ideia ao relê-lo? Se você mudou de ideia explique.
3) O texto apresenta duas perguntas e três respostas para cada uma delas. Escreva de maneira resumida e esquemática essas perguntas e suas respostas correspondentes.
4) Procure um texto de qualquer natureza (filosófico, jornalísticos, didático, literário, etc) que, de alguma forma, faça referência ao papel filosófico na sociedade. Depois, compare o texto que você selecionou com esse texto de Marilena Chaui.
Identifique semelhança e diferenças e escreva-as no caderno.
5) Escolha uma frase do texto com a qual você mais se identificou e justifique sua escolha.
6) Escolha a frase do texto com a qual você menos se identificou e justifique sua escolha.
7) Escreva uma dissertação tendo como tema a última frase do texto "precisamos das imagens da violência para nos consideramos sujeitos éticos".
Soluções para a tarefa
Resposta: 1. ética é algo que quando há violência obviamente não tem a ética. quando uma pessoa tem postura, automaticamente ela tentará se livrar de brigas e a violencia em geral.
2. é meio que pessoal
3. Todos tem a sua devida importância, acho que não tem um mais importante, já quem um depende do outro. o poder legislativo é responsável pela criação de leis, o poder executivo está responsável pela execução das leis, enquanto o poder judiciário fiscaliza o cumprimento das leis.
4. O texto escolhido foi: "A sociedade do espetáculo".
Ele dialoga sobre as relações modernas dos indivíduos, onde nossas vidas se tornam espetáculos, como algo grandioso e positivo, porém, pode vir a ter um final trágico, porém, pela aparência, todos somos belos e vivemos em uma grande apresentação, positiva, indiscutível e inacessível ao próximo,
Fazendo uma comparação com o texto de Marilena Chauí, observamos que o pensamento mágico das manifestações as instituições políticas, sociais e agregadoras, que desestimulam o andar da sociedade e consequentemente tiram nossa perspectiva do grande espetáculo nos colocando como espectadores de algo que não pertence a nós.
5. Toda moral é normativa, pois cabe-lhe a tarefa de inculcar nos indivíduos os padrões de conduta, os costumes e valores da sociedade em que vivem, mas nem toda ética precisa ser normativa (a de Espinosa, por exemplo, não o é)". Essa frase é interessante,pois destaca a principal diferença entre moral e ética, já que a moral está ligado aos valores sociais e a ética aos valores individuais.
6. na primeira hipótese, "robin hood" teria se refugiado numa floresta após ter ajudado alguns nobres que decidiram se rebelar contra a política abusiva de impostos levada adiante pelo príncipe joão sem terra, o mesmo a quem foi imposta a famosa magna carta, no segundo caso, sustenta-se que robin hood era um lorde que decidiu usar esta alcunha para esconder a sua verdadeira identidade numa sociedade violenta.
7. não consegui fazer
Explicação:
1 - O assunto principal do texto dialoga sobre a ética. O autor estabelece um repúdio a violência que fere os princípios éticos sociais, principalmente quando o indivíduo utiliza da força violenta para chegar a um determinado fim.
Como a ética é estabelecida?
A ética surge como uma base de conceito, sobre a forma como os indivíduos precisam pautar suas relações em sociedade, e, em menor e maior grau é interessante observar que ela é utilizada, principalmente tendo esses seguintes pilares:
- A Ética moral;
- A Ética ambiental;
- A Ética política;
- A Ética social;
- A Ética cultural;
- A Ética profissional;
Por fim, os estudos sociais buscam estar junto à todos esses campos para compreender como a ética é utilizada.
Mais sobre os aspectos sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/20900437
2 - Ao analisar pela segunda vez o texto podemos identificar a ideia do autor como uma explicação sobre como a violência atua em sociedade e como ela foge dos princípios éticos como conhecemos.
Sobre os tipos de violência
Podemos destacar alguns tipos de violência, sendo:
- A violência física;
- A violência institucional;
- A violência intra familiar;
- A violência moral;
- A violência patrimonial;
- A violência psicológica;
- A violência sexual.
Sabendo disso, notamos que a definição de justiça e ética neste aspecto está inteiramente ligada a coercitividade e a proteção dos valores, ou seja, ela coage o indivíduo, porém, o pune mas com a intenção de disciplina-lo.
Mais sobre o uso da violência:
https://brainly.com.br/tarefa/19082998
3 - Todos os indivíduos que vivem em sociedade possuem importância. A forma como a ética é estabelecida, promove a noção de disciplina e busca por valores conscientes, visando o equilíbrio social.
Como o poder legislativo atua?
A partir dos três poderes, que são aqueles que determinam o equilíbrio entre as forças sociais, ou seja, nossa sociedade enquanto democracia não deve ter apenas uma entidade que cuida de toda a organização, pois é importante que um setor crie e leis, outro as execute e um responsável pelo seu julgamento.
Mais sobre o uso da moral:
https://brainly.com.br/tarefa/15466971
4 - O texto escolhido é "Modernidade Líquida" de Zygmunt Bauman.
Bauman define a modernidade líquida a partir da ideia que a modernidade é imediata, ou seja, ela se relaciona com o tempo e as mudanças dinâmicas da sociedade moderna.
Como a liquidez moderna é notada?
Por isso, ele define a liquidez moderna como uma infinidade de experiências negativas, que geram um afastamento do indivíduo, aumentando a exclusão e afirmando a insegurança na população.
Por fim, a modernidade líquida está para o individualismo, para as disputas de classe e gênero o que nos atenta para a necessidade de estarmos sempre buscando novos conhecimentos.
Mais sobre perspectivas filosóficas:
https://brainly.com.br/tarefa/15126132
5 - Uma das frases que mais me interessaram em "Modernidade Líquida" de Zygmunt Bauman é: “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.
A explicação sobre o trecho
Aqui, Bauman reflete sobre como as relações sociais e virtuais passaram a ser estabelecidas, onde a rede social é aquela que interliga as sociedades a partir da tecnologia e evolução dos meios de comunicação, e, podemos traçar um paralelo entre as relações sociais da seguinte forma:
1 - O aumento da individualidade;
2 - A quebra da coletividade;
3 - O aumento da competitividade;
4 - A forma como as relações sociais se tornam plásticas, entre outros.
Mais sobre a modernidade:
https://brainly.com.br/tarefa/20719427
6 - A forma como a sociedade se organiza e estabelece que as classes sociais são divididas pelo capital, constrói argumentos que não são favoráveis para os indivíduos que precisam de respaldo e suporte para o desenvolvimento social.
A explicação sobre a escolha
Assim, o uso da alcunha que Robin Hood cria, se mostra uma forma de quebrar o sistema de fora pra dentro, ajudando os pobres e tirando dos ricos, porém, a sociedade em que vivemos é violenta, e o sentido pelo qual Robin Hood atua, é algo raro, se compararmos com a modernidade líquida proposta por Bauman.
Mais sobre as desigualdades sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652
7) Explicar o texto pedido no enunciado é mostrar que imagens de violência são as provas que um indivíduo não foi ético, quando na realidade, o ato de violência deve ser repudiado desde a base, não apenas sob apresentação de provas.
A violência afeta a sociedade
Existem milhares de mulheres e crianças que são violentados o tempo inteiro, desde o ambiente familiar até o trabalho infantil e infelizmente provas não são sempre apresentadas, sendo essa uma problemática que deve ser sanada de outras formas, para que cada vez menos pessoas estejam condicionadas a esse tipo de situação.
Sobre o trabalho infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/3590107