1- Leia um trecho do poema de Carlos Drummond e resolva à questão: Sentimento do mundo Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, mas estou cheio escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência do amor. Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado, eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto o pântano sem acordes.
Após a leitura, é possível perceber que o foco comunicativo do poema está no: a) receptor. b) emissor. c) canal. d) referente.
Soluções para a tarefa
Explicação:
O foco comunicativo do poema "Sentimento do Mundo" de Carlos Drummond de Andrade está descrito na letra d) referente.
Embora o autor do poema o tenha escrito em primeira pessoa e esteja falando de si, na verdade, ele se utiliza deste tipo de discurso para falar sobre um sentimento coletivo e sobre a necessidade de agremiação para afastar as dificuldades do momento.
Drummond, Mãos Dadas e conflitos mundiais
O livro célebre de Drummond, "Sentimento do Mundo", inicialmente publicado em 1940, traz consigo uma grande coletânea de poemas que refletem sentimentos gerados pelos horrores das Grandes Guerras Mundiais.
Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, conseguiu reunir em "Sentimento do Mundo" aquilo que os cidadãos de todo o mundo estavam passando e sentindo e, embora inicie esta coletânea com todo o desespero esperado para uma escrita que reflita aqueles anos, poemas como "Mãos Dadas", que fazem parte da mesma obra, já trazem uma certa esperança na união dos povos e o que, juntos, podemos fazer.
Portanto, embora boa parte da obra de 1940 seja escrita em primeira pessoa, como é o caso do poema que dá título ao livro, a saber, "Sentimento do Mundo", o foco comunicativo do poema é o contexto em que o autor se vê inserido, ou seja, o seu referente. Ele é apenas o emissor da mensagem, mas o sentimento é do mundo - é de todos, está apenas sendo registrado por suas lentes.
Para mais informações sobre Carlos Drummond de Andrade, acesse https://brainly.com.br/tarefa/33822921
#SPJ2