1. Leia um trecho do cordel a seguir.
Maria Felipa
Nos registros brasileiros A injustiça predomina E o danado esquecimento Na injustiça se culmina Pois ainda não se acha Tudo o que se examina. Esquecidas da História As mulheres ainda estão Sendo negras, só piora Esse quadro de exclusão Sobre elas não se grava Nem se faz uma menção. Cito a Maria Felipa Exemplar essa guerreira Natural de Itaparica Foi na ilha marisqueira E lutou tão bravamente Liderando na trincheira. Na Ilha de Itaparica No Estado da Bahia Ela assumiu o comando Da batalha de zunia Pela então independência Da Bahia onde vivia. Essa Maria Felipa As mulheres liderou Eram cerca de quarenta As mulheres que juntou E com muita ousadia Grande incêndio provocou. ARRAES, Jand Heroinas negras brasileiras em 15 cerdes São Paulo: Folen, 2017
Maria Felipa foi uma heroina popular que participou da luta pela independència da Bahia, comandando um grupo de mais de duzentas pessoas, principalmente mulheres negras e povos indígenas.
a) Explique a critica feita pela autora do cordel b) Discuta a importância de personagens politicos como Maria Felipa para a independência do Brasil.
Soluções para a tarefa
A figura de Maria Felipa é associada ao processo de luta pela Independência do Bahia em 1823.
A) A crítica feita pela autora do cordel refere-se à ausência de narrativas históricas que coloquem figuras femininas, principalmente mulheres negras, como agentes históricos relevantes e que desempenharam papéis significativos na história do Brasil.
B) Maria Felipa teria liderado um grupo de mulheres negras e indígenas na luta pelo processo independentista na Bahia, este fato teria importância decisiva para a derrota das tropas portuguesas e na consequente consolidação da independência.
A luta pela independência na Bahia
A luta pela independência na Bahia teve início em fevereiro de 1923, quando o militar Madeira Melo inspecionou as infantarias militares brasileiras, este ato foi entendido pelos opositores ao domínio de Portugal como um abuso de autoridade. As tropas lusitanas lutaram com militares brasileiros e com a população civil, como escravos, pescadores, indígenas e marisqueiros. Ao final do processo,
Veja mais sobre a independência da Bahia: https://brainly.com.br/tarefa/2674752
#SPJ9