Pedagogia, perguntado por valerialela, 11 meses atrás

1. Leia um trecho da Nova Base Comum Curricular aprovada em dezembro de 2018:
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)”.( BRASIL. BNCC, 2018, p. 7)

Uma das críticas que especialistas fazem em relação à BNCC é:

Ao definir conteúdos mínimos e permitir uma avaliação nacional sobre estes conteúdos, o conteúdo local, vinculado aos interesses dos estudantes, podem ser deixados de lado.

Ao definir quais conteúdos locais devem ser considerados, BNCC extrapola suas atribuições, pois não é possível definir isso nacionalmente.

Ao priorizar apenas as competências gerais – ignorando a realidade local – a BNCC torna o ensino menos atrativo e eficiente.

A BNCC não trata da questão local, logo não há críticas de especialistas em relação a este ponto.

As avaliações nacionais, obrigatórias a partir da BNCC vão considerar apenas as competências gerais, e assim o conteúdo loca e nacional será deixado de lado.

Soluções para a tarefa

Respondido por andrea31fr
26

Resposta: Ao definir conteúdos mínimos e permitir uma avaliação nacional sobre estes conteúdos, o conteúdo local, vinculado aos interesses dos estudantes, podem ser deixados de lado

Explicação:

BNCC não define os conteúdos locais, apenas aponta que eles devem ser considerados. Também não os ignora, mas faz referência a sua importância em diversos momentos. As avaliações nacionais não serão obrigatórias a partir da BNCC. Algumas avaliações já existem, outras podem ser criadas a partir da definição da base comum, mas não necessariamente deixarão de lado o conteúdo local.

Respondido por grasielapavany
3

Resposta:

Resposta Selecionada:  

Correta Ao definir conteúdos mínimos e permitir uma avaliação nacional sobre estes conteúdos, o conteúdo local, vinculado aos interesses dos estudantes, podem ser deixados de lado.

Explicação: Resposta correta. Como diz o livro-texto (EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos? p. 3) “o currículo muitas vezes acaba por desvincular os acontecimentos reais da vida dos educandos dos assuntos tratados na escola, e o professor acaba por ser pressionado a tratar de assuntos que serão cobrados em provas”.

Perguntas interessantes