1. Leia um excerto da obra “Boca do Inferno”, de Ana Miranda: “Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo." Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do: *
1 ponto
a) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
b) cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
c) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
d) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
2. Releia um trecho do Sermão da Sexagésima: “É possível que somos portugueses, e havemos de ouvir um pregador em português, e não havemos de entender o que diz?”. Nesse trecho, Padre Antônio Vieira: *
1 ponto
a) critica os pregadores estrangeiros.
b) utiliza-se da metáfora para expor o seu pensamento.
c) faz uso da anáfora, figura de linguagem de utiliza-se da repetição de palavras ou expressões.
d) traz uma reflexão acerca da linguagem utilizada nos sermões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A
2) D
Explicação:
Acabei de fazer no classroom
Larissa Moura 3 pode me ajuda nessa questão ???
1 – A passagem faz referência ao traço de linguagem denominado de conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação. Letra A.
A questão apresenta uma passagem de um texto denominado de “Boca do Inferno”, de autoria de Ana Miranda. O trecho descrito destaca um importante traço da linguagem barroca, que é denominado de conceptismo. Esse traço de linguagem se caracteriza por explorações lógicas e argumentações.
2 – No trecho, o autor traz uma reflexão acerca da linguagem utilizada nos sermões. Letra D.
Considerando o trecho da obra denominada de Sermão da Sexagésima que aborda a possibilidade de sermos portugueses e mesmo assim não entender o que um português diz, temos que o trecho reflete sobre a linguagem usada nos sermões.
Bons estudos!