1- Leia os trechos de reportagem a seguir:
O número de candidatas eleitas neste domingo (7) para deputada federal aumentou. A bancada feminina, até então composta por 53 parlamentares, agora terá 77 integrantes, o que representa 15% das 513 vagas na Câmara de Deputados, o percentual era de 10. (BRANDINO, G. et al. Percentual de mulheres eleitas para a Câmara cresce de 10% para 15%. Folha de São Paulo, [S.l.], 8 out. 2018)
Dentre as 1626 vagas para deputados distritais, estaduais, federais e senador, apenas 65 foram preenchidas por candidatos que se autodeclaram pretos nas eleições 2018. Eles são 4% dos eleitos neste ano. (DANTAS, C.; GELAPE, L. Apenas 4% dos candidatos eleitos para cargos de senador e deputado estadual e federal são pretos. Folha de São Paulo, [S.l.], 9 out. 2018)
As reportagens de jornais descrevem um cenário de eleições no qual:
a) O reconhecimento das diferenças foi plenamente contemplado.
b) O equilíbrio de poder político entre os diferentes grupos sociais foi garantido.
X - c) As desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileira estão refletidas. CORRETA
d) O aumento exponencial da presença de mulheres na Câmara de Deputados sinaliza o fim das desigualdades de gênero no Brasil.
e) O número de negros eleitos para deputados distritais, estaduais, federais e senador comprovam que o Brasil é uma democracia racial.
Soluções para a tarefa
Resposta: As desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileira estão refletidas
Explicação: A baixa representação de mulheres e negros nos resultados das eleições de 2018 no Brasil apenas confirma a persistência das desigualdades que atingem fortemente esses grupos sociais
A reportagem conseguiu refletir as desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileira. (Alternativa C)
Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre a representação política das mulheres
A representação política das mulheres no Brasil:
A representação política das mulheres no Brasil é marcada pela desigualdade, apesar de avanços recentes. Embora as mulheres representem mais da metade da população brasileira, elas ainda são sub-representadas nos cargos políticos, incluindo o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.
Essa diferença de representação das mulheres na política brasileira reflete as desigualdades de gênero na sociedade. Mulheres enfrentam barreiras históricas, culturais e sociais que as impedem de participar da vida política em condições de igualdade com os homens, como a dupla jornada de trabalho, a falta de creches, o machismo e o assédio.
Saiba mais sobre representação política das mulheres em: https://brainly.com.br/tarefa/21864345
#SPJ2