1. Leia os textos:
Esferas pública e privada
Você já ouviu o ditado popular sobre não discutir assuntos considerados polêmicos, como religião e política? As religiões ajudam o ser humano a conectar-se com o que acreditam ser sagrado, construindo experiências de fé e esperança. Essas experiências podem ser compartilhadas tanto com pessoas que crêem da mesma maneira quanto com pessoas que crêem de maneira diferente.
E a política? É a arte ou a ciência de governar. No processo de governo, ideias e correntes políticas diversas são assumidas. Essas experiências também podem ser compartilhadas com pessoas que pensam de maneira igual ou diferente.
Infelizmente, nem sempre é pacífica a convivência de crenças e pensamentos. No campo das religiões, isso pode ocorrer por uma agressividade na defesa das próprias crenças ou pela falta de aceitação das crenças alheias, como a imposição de uma única opinião. Será que o diálogo é possível? Esse é um debate necessário, mas nem sempre nos damos conta da sua importância.
Uma área em que se exerce uma atividade (intelectual ou física), pode ser chamada de esfera. Cada esfera, assim como os espaços e as instituições, tem valores, regras e códigos de conduta próprios. De modo geral, as esferas podem ser divididas em públicas e privadas. É possível dizer que a esfera pública abrange as decisões que dizem respeito à coletividade e a esfera privada engloba o que é individual.
As noções de público e de privado remontam à Grécia Antiga, a partir do século VII a.C. Nesse período, surgiram as pólis, que eram cidades politicamente autônomas, isto é, cidades-estados, que reuniam funções de defesa militar, administração, centro religioso e comercial. A pólis grega criou um modo de vida urbano que foi uma das bases da civilização ocidental. As duas principais cidades-estados gregas foram Atenas e Esparta.
A religião exercia forte influência na pólis e os templos tinham destaque na arquitetura grega. Para esse povo, os deuses habitavam os templos. Por isso, no alto das cidades gregas antigas, situava-se a acrópole, lugar reservado aos templos dedicados aos deuses.
Conceitos de cidadania
Em seu sentido tradicional, a cidadania expressa um conjunto de direitos e deveres que permite aos cidadãos e cidadãs o direito de participar da vida política e da vida pública, podendo votar e serem votados, participando ativamente na elaboração das leis e do exercício de funções públicas. Hoje, no entanto, o significado da cidadania assume contornos mais amplos, que extrapolam o sentido de apenas atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas.
2. Responda as perguntas abaixo sobre o primeiro texto (Esferas pública e privada):
a) Qual é o significado da palavra política?
b) O que abrange a esfera pública? E a esfera privada?
3. Agora, responda as perguntas sobre o segundo texto (Conceitos de cidadania):
a) O que o conceito de cidadania, no seu sentido tradicional, expressa?
b) Qual é o significado de cidadania nos dias atuais?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Foto por favor
Explicação:
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Ed. Moral,
11 meses atrás