1) Leia os textos abaixo com atenção. “ Quem julga que conhecemos tudo e que o conhecemos perfeitamente e que somos capazes de comunicar tudo o que conhecemos, comete um exagero não menor e não menos falso do que os céticos. A verdade é que nas questões filosóficas nada é simples. Toda solução simples é uma solução falsa. E em geral uma solução preguiçosa (...) A realidade é terrivelmente complexa, e a verdade sobre ela também deve ser complexa. Só por um trabalho longo e árduo pode o homem apropriar-se de uma parte dela, não muito, mas sempre alguma coisa.” ( J. M. BOCHENSKI) “Pensar é usar a inteligência. Inteligência vem da palavra latina intus-legere, ler ( legere ) dentro ( intus ). Dentro do que? Dentro da realidade.” ( PERISSÉ, G. Ler, pensar e escrever. São Paulo: Arte e Cultura, 1996. Pag. 43). Tarefa. Explique em que sentido estes textos se complementam. Explique o que pretendem nos informar. ( Para a elaboração desta resposta, consulte de maneira mais ampla os referidos textos citados na pergunta, e outros textos
Soluções para a tarefa
No primeiro texto o autor faz alusão às dificuldades do conhecimento. Ele diz que as "questões filosóficas não são simples" e que se há simplicidade na busca pelo conhecimento, este aprendizado é falso. Ele atribui a preguiça como uma forma de enxergar simplicidade em questões complexas. Para ele a realidade é complexa e a busca pelo entendimento da realidade é um trabalho difícil.
No segundo texto, há uma concepção acerca do pensamento da inteligência. Diz que a inteligência é adquirida dentro da realidade.
Os dois textos se completam, já que o primeiro diz que a busca pelo conhecimento é complexo e que o conhecimento está aliado à realidade. No segundo, a realidade é adquirida com inteligência.
Os textos querem nos mostrar que para adquirir conhecimento precisamos nos esforçar e não tirar conclusões precipitadas e infundadas. É preciso uma analise e leitura minuciosa de tudo. A busca pelo conhecimento deve ser bastante complexa.