1) Leia os excertos a seguir.
I. "Dizer que a língua apresenta variação significa dizer que ela é heterogênea devido aos aspectos sociais, culturais, econômicos, geográficos que a compõe. (...) Há dois tipos de variação. A primeira ocorre em função do falante. (...) A variante em função do ouvinte pode ser chamada de registro. (...) Desta forma, fica evidente que a variação linguística não ocorre apenas no modo de falar das comunidades, dos grupos sociais. Mostra-se também no comportamento de cada indivíduo, enfim, de cada falante da língua à medida que se encontra em um determinado contexto ou situação".
II. O Poeta da Roça
"Sou fio das matas, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estilo.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío
[...]"
(Patativa do Assaré)
A partir desse contexto, entende-se que no contexto II, o poeta Patativa do Assaré faz uso de uma variação linguística especifica para compor O Poeta da Roça.
Assinale a variação correta apresentada no excerto II.
A. Variação diastrática, pois "mío" quer dizer "meu", sendo um empréstimo do italiano.
B. Variação situacional, pois "chupana" é uma variação que só manifesta na linguagem escrita, que é o caso do poema.
C. Variação social, pois "trabáio" é um tipo de variação que se dá exclusivamente entre parcelas menos favorecidas da sociedade do sudeste do Brasil.
D. Variação regional, pois "trabáio", "chupana" e "mío", atrelados à realidade da "roça" remetem à realidade do nordeste do país, sendo assim uma variação geográfica/regional.
E. Variação histórica, pois "mío" é uma maneira antiga de se pronunciar "milho".
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
D. Variação regional, pois "trabaio", "chupana" e "mío", atrelados à realidade da "roça" remetem à realidade do nordeste do país, sendo assim uma variação geográfica/regional.
Respondido por
4
Resposta:
D)- variação regional, pois "trabaio" "chupana" e
"mio" atrelados....
Perguntas interessantes