Português, perguntado por alucard8, 1 ano atrás

1. leia os dois primeiros parágrafos do texto. de que tipo é o narrador do conto?

2. qual é a intenção do narrador, isto é, qual é o seu objetivo principal, ao planejar a morte de manuel soares?

3.o narrador conhecia bem a vitima? como? explique.

4 segundo o narrador, embora ele pudesse matar manuel soares com as próprias mãos,preferia não fazê-lo. por que ?

5. qual foi o primeiro obstáculo que o narrador enfrentou, ao decidir que Manuel soares deveria ser eliminado? como ele resolveu isso ? explique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pgabriele871
368
1) 1º pessoa
2) Planejar junto a sua própria morte para que sua esposa pudesse ficar livre e feliz.
3) Sim. ele conviveu muito com ele; pois era ele mesmo
4) para que Isabel não sofresse ou sentisse culpa.
5) Era necessário que ele odiasse Manuel, e ele resolveu isso procurando nele desvirtudes e defeitos. ele precisava do ódio para tirar uma vida caso contrário sua atitude seria sem sentido e nao teria nenhum motivo para querer matá-lo. 

alucard8: valeu
Respondido por marigiorgiani
66

Sobre o texto "O chapéu" de Charles Kieffer.

Resposta da 1)

Analisando os dois primeiros parágrafos do texto podemos afirmar que se trata de narrador em primeira pessoa ou narrador-personagem, porém ele fala de si próprio em terceira pessoa, de forma que só na última frase o leitor percebe que o Manuel Soares, que ele planejava assassinar, era ele mesmo.

Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.

Resposta da 2)

A intenção e objetivo principal do narrador é planejar sua própria morte junto à de Manuel Soares, a fim de que sua esposa pudesse ficar livre e feliz, ou seja, não deixar Isabel sofrer. Ao tomar conhecimento de que Isabel possuiu outro amor, Manuel Soares contrata um assassino de aluguel para tirar sua vida e deixar a mulher amada livre para ser feliz ao lado de outro homem.

Com uma leitura atenta, nota-se que o narrador preparou todos os detalhes do assassinato para que não houvesse sofrimento para Isabel ou para ele mesmo.

Resposta da 3)

Sim, o narrador conhecida bem a vítima, pois era ele próprio, como dá para entender no último verso do texto: " Vou apanhar o chapéu e descer de encontro à bala que me espera.".

Aqui ele relata a rotina da "vítima", mostrando quão bem ele o conhece: "Exatamente às 20 horas, todas as noites, ele sai de seu apartamento na Rua G, prédio 203. Hoje é segunda-feira, portanto estará vestido de calça de linho branco, camisa azul-marinho e chapéu de feltro. Preste atenção ao chapéu. É um dos últimos homens a usá-lo nesta cidade"

Resposta da 4)

O narrador diz que preferiu contratar um pistoleiro para que Isabel não sofresse (ou não sofresse tanto). Se ele próprio o matasse, "o complexo de culpa iria atormentá-la, tornando impossível o grande e mais intenso amor de sua vida, fogo em que se tem consumido lentamente (emagrece e chora em silêncio, tem os olhos ardidos e o corpo trêmulo) e entre um gemido e outro de prazer eles haveriam de ouvir seu riso sarcástico e maldoso."

Resposta da 5)

Era necessário que ele odiasse Manuel, e ele resolveu isso procurando desvirtudes e defeitos.

"Por isso, dia após dia (somos colegas   de repartição), procurei descobrir nele atitudes dissimuladas, falsidades, orgulho, mesquinharias que me dessem motivação para levar adiante o meu intento. O ódio foi alimentando-se do conhecimento. "

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18834989

Anexos:
Perguntas interessantes