1 — Leia o trecho e responda: Foi uma estratégia adotada pelos Estados Unidos na década de 1930, cuja principal característica foi o abandono da prática intervencionista que prevaleciam nas relações dos Estados Unidos com a América Latina desde o final do século XIX. Nesta política priorizava a negociação diplomática e a colaboração econômica e militar, com o objetivo de impedir a influência europeia na região, manter a estabilidade política no continente.
a) Quais as intenções norte-americanas por trás da aproximação com o Brasil, na chamada de “Política de Boa Vizinhança”?
b) Como estava organizado o governo brasileiro neste contexto? E quais eram seus projetos para o Brasil?
Soluções para a tarefa
A) Além da instalação de bases que por si só jáé capaz de levar uma rentabilidade econômica forte para os EUA, ele também buscava estar em uma área de localização estratégica, tanto para os recursos naturais do Brasil como para a África.
B) O governo era uma república. O Brasil era ainda muito pouco desenvolvido, começando a criar uma pequena independência, suas riquezas ainda estavam sendo descobertas ou seja, os projetos estavam voltados para o desenvolvimento de agricultura,
A - As intenções norte-americanas por trás da aproximação com o Brasil, na chamada de “Política de Boa Vizinhança” era de afastar o país da influência da antiga URSS, sua então rival na Guerra Fria, que como se sabe foi um conflito de interesses e ideológicos, e os EUA acreditavam na chamada 'ameça comunista'.
Desse modo, não só benefícios eram oferecidos, como também havia uma intensa estratégica de marketing mostrando supostos malefícios da ideologia.
B - Neste contexto o Brasil estava vivendo a Era Vargas, onde não havia completa transparência nas informações, portanto, alguns acordos eram firmados entre Vargas e Roosevelt, não sendo explicito totalmente os por quês.
Este link será útil:
https://brainly.com.br/tarefa/19837088
Bons estudos!