1. Leia o trecho do texto a seguir: “[...] Na década de 1950, Batista será o principal fator detonante de um movimento oposicionista cujos desdobramentos inaugurarão uma nova fase da história política latino- -americana”. AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p. 28-29. A frase acima trata da/do: *
a) realidade cubana antes da Revolução. O país era governado por Fulgêncio Batista que mantinha, com apoio dos Estados Unidos, um regime ditatorial bastante autoritário e opressivo.
b) realidade cubana após a Revolução. O país passou a ser governado por Fulgêncio Batista que, com o apoio da União Soviética, impôs um governo socialista que tornou Cuba uma grande produtora de açúcar.
c) a realidade norte-americana durante a Guerra Fria. Os EUA apoiaram a implantação de um governo socialista em Cuba para que a ilha se desenvolvesse e superasse a situação de pobreza e subdesenvolvimento.
d) a realidade do Haiti antes da revolução que havia apenas se tornado independente da França. Com o apoio da URSS se implantou no país um modelo de socialismo agrário que transformou o Haiti em um importante produtor de açúcar.
2. Na fotografia abaixo vemos dois importantes personagens da Revolução Cubana: Ernesto Che Guevara (esquerda) e Fidel Castro (direita). Qual o papel deles na Revolução: *
a) Foram os principais líderes da Revolução Cubana e tiveram papel fundamental na queda de Fulgêncio Batista que governava Cuba de maneira autoritária. Ambos inspiraram muitos jovens de sua geração em toda a América Latina.
b) Foram os principais opositores da Revolução Cubana. Eram aliados a Fulgêncio Batista que governava Cuba de maneira autoritária e recebiam apoio financeiro dos Estados Unidos para acabar com a revolução em Cuba.
c) Foram soldados cubanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. No seu retorno para Cuba, ganharam a simpatia popular e juntos venceram as eleições presidenciais em Cuba, expulsando do poder o ditador Fulgêncio Batista.
d) Foram importantes líderes sindicais do movimento operário cubano. Com o apoio da Internacional Comunista tomaram o poder em Cuba e transformaram o país em uma colônia da União Soviética.
imagem abaixo referida a pergunta número 2.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
1º) Fulgêncio Batista era um ditador que passou 7 anos no poder em Cuba, isso tendo apoio dos EUA (alternativa A).
A realidade cubana era a de um país que vivia em uma ditadura, e depois da revolução continuou vivendo em uma ditadura, só mudou o líder no poder e as pessoas que o apoiavam.
2º) Che Guevara e Fidel Castro foram os principais lideres da Revolução Cubana, eles tiraram Fulgêncio Batista do poder e tomara o poder para si, formando uma nova ditadura.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes