1)
Leia o trecho do texto a seguir:
A teoria do gênero contemporânea, por sua vez, evita os julgamentos de valor (sobre o que é o melhor), e procura descrever os gêneros em suas inter-relações. Seu ponto de partida foi o Romantismo, que enfatizou a individualidade e insistiu no trabalho literário como expressão da sensibilidade do autor. No século XIX, o determinismo desenvolveu suas teorias biológicas da evolução de gêneros, com Brunetière (1890). Este modelo evolutivo permaneceu, de uma forma ou de outra, como explicação da mudança histórica. Até mesmo a teoria de Frye, dos modos, que traço o deslocamento da ficção europeia durante os últimos 15 séculos, desde o mito até o maior realismo, insinua um processo de evolução histórica. Novas tendências críticas apareceram no século XX, enfatizando ao literariedade do texto literário como um fato linguístico, e centrando o significado de um poema nos padrões internos da imagem, metáfora, paradoxo e ironia. As novas críticas desvalorizam as características do gênero na literatura, como algo extrínseco à literariedade. Substituem a noção de gênero pelo de texto, em processo de invenção. O novo gênero geral é a escritura, a pesquisa da linguagem, das dimensões de uma nova poética. A desestruturação do gênero corresponde uma desestruturação do mundo, e novas formas de gênero correspondem a novas formas de viver e de ser. O novo gênero passa a ser o verossímil da obra literária, o conjunto de significados no horizonte amplo do sentido de uma obra. Logo, cada nova obra inaugura um gênero novo, todo seu, numa tensão entre seu eu linguístico e seu eu existencial, inserido numa cultura da nossa era eletrônica. A literatura volta a ser o logos fundador da poesia, num retorno originário (Liba Beider). Da mesma forma, o conceito de textualidade, introduzido pela teoria da desconstrução e pelas teorias do pós-estruturalismo, coloca que os textos são cadeias infinitas de significados, subvertendo qualquer interpretação que privilegia algum conceito de gênero literário (SAMUEL, 2011, p.44 e 45, grifos do autor).
(SAMUEL, Rogel. Novo manual de teoria literária. 6a. Ed. Rev. e Ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.)
Considere tudo o que foi dito sobre os gêneros e atente-se para as afirmações:
I. A teoria dos gêneros sempre focou sua evolução e novas formas de leitura do texto literário.
II. Uma nova forma de ver o mundo não é capaz, isoladamente, de configurar um novo gênero.
III. Contemporaneamente se tem a ideia de que os gêneros refletem a estruturação da visão e relação com o mundo.
IV. Uma única obra não possui qualidades suficientes para alterar as noções de um gênero.
V. O estudo do sentido de uma obra através de seu conjunto de significados provê ao teórico a noção de gênero a qual pertence.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I, III e V.
Alternativa assinalada
b)
apenas I, II e III.
c)
apenas II, III e IV.
d)
apenas I, IV e V.
e)
apenas I, II e V.
RESPOSTA
1-A
Soluções para a tarefa
Olá,
I. Verdadeiro. A teoria dos gêneros sempre evoluiu conforme surgiram mudanças na literatura, não permanecendo inerte.
II. Falso. Uma nova forma de ver o mundo pode dar origem a um gênero, sendo o seu norte.
III. Verdadeiro. Atualmente a visão sobre o gênero é que ele se relaciona com o modelo de mundo perante a concepção dos escritores, o que dá a eles certos padrões e semelhanças.
IV. Falso. Uma obra, a depender de suas dimensões alcançadas, poderá alterar as visões sobre determinado gênero, acrescentando-o algo novo.
V. Verdadeiro. O estudo do sentido de uma obra permite ao teórico compreender sua dimensão e estabelecer a qual gênero esta pertence, com base nas características da escrita.
Alternativa A) I, III e IV.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Aap3 - Teoria da Literatura
1. d)
V - V - F - F - V
2. a)
apenas I, III e V.
3. b)
V - V - F - F - V
4. d)
V - V - F - F - V
Explicação: