1) Leia o trecho da reportagem abaixo e responda:
Kosovo faz vaquinha online para pagar multas aplicadas a Xhaka, Shaqiri e Lichtsteiner pela Fifa
Os kosovares lançaram uma campanha para tentar arrecadar o dinheiro necessário para pagar as multas aplicadas pela Fifa aos jogadores suíços Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri e Stephan Lichtsteiner por seus gestos após os gols na vitória de 2-1 sobre a Sérvia na Copa do Mundo.
Xhaka e Shaqiri, ambos de origem kosovar, festejaram seus gols com gesto que imita a águia de duas cabeças, que é o símbolo de união das populações albanesas dos Bálcãs.
Na Sérvia, o gesto foi considerado uma provocação, com forte conotação política. Belgrado não reconhece a independência de Kosovo, ex-província de maioria albanesa.
Fonte: .
A) Contextualize essa reportagem, levando em consideração as guerras que aconteceram na região dos Balcãs na década de 1990.
B) Pesquise e escreva um parágrafo de cinco linhas sobre situação atual de Kosovo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Em 2013, ocorreu a queda de um governo pró-Rússia na Ucrânia após protestos populares. Após eleições ascendeu ao poder um governo alinhado com os Estados Unidos e a União Europeia. O quadro político e geopolítico acirrou as tensões entre o leste (ucranianos de língua russa e russos étnicos com afinidade com a Rússia) e o oeste (ucranianos de língua ucraniana aliados dos EUA e União Europeia). A península da Crimeia, com 60% da população russa, realizou um referendo se separando a Ucrânia e, em seguida, foi anexada pela Rússia. A anexação não apresentou reconhecimento internacional.
b) O apoio ao governo da Ucrânia na ocasião era importante para as potências ocidentais, uma vez que aumentaria a possibilidade de adesão futura do país à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Uma eventual presença da OTAN na Ucrânia é considerada uma ameaça militar à Rússia. Cabe salientar que a Rússia apoia rebeldes separatistas no leste ucraniano contra as forças armadas ucranianas, muitos rebeldes gostariam de uma integração futura na Federação Russa.