História, perguntado por aluna2396, 6 meses atrás

1. Leia o trecho da música Prá não dizer que não falei de flores de Geraldo Vandré:“Caminhando e cantando e seguindo a canção, Somos todos iguais braços dados ou não, Nas escolas, nas ruas, campos, construções, Caminhando e cantado e seguindo a canção, Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer, Pelos campos a fome em grandes plantações, Pelas ruas marchando indecisos cordões, Ainda fazem da flor seu mais forte refrão, E acreditam nas flores vencendo o canhão, Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer, Há soldados armados, amados ou não, Quase todos perdidos de armas na mão, Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição: De morrer pela pátria. Acesso em junho/2011Os versos de Geraldo Vandré foram cantados em manifestações e atos de protesto contra a Ditadura Militar no ano de 1968. Um dos principais efeitos dessas manifestações foi: *

A) A decretação do AI-5 que marcou o endurecimento do regime militar aumentando de forma arbitrária os poderes dos governantes para punir aqueles que fossem considerados uma ameaça à ditadura.

B) O início do processo de abertura política marcado pela anistia aos exilados políticos de forma ampla e irrestrita, conforme reivindicava a juventude da época.

C) A supressão dos atos institucionais que aprofundavam as medidas de exceção e a promulgação de uma nova constituição de caráter democrático.

D) O fortalecimento dos partidos de oposição, sobretudo a partir da adesão da população às propostas do Deputado Márcio Moreira Alves que tiveram de ser reconhecidas pelo governo militar.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lenaanizia
4

Resposta:A) A decretação do AI-5 que marcou o endurecimento do regime militar aumentando de forma arbitrária os poderes dos governantes para punir aqueles que fossem considerados uma ameaça à ditadura.

Explicação:

Perguntas interessantes