1-Leia o trecho a seguir:
“Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.” VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado).
Sobre a política republicana, e o processo eleitoral, analise as afirmativas:
I-O governo federal só referendava os candidatos eleitos para essa esfera se estes pertencessem às oligarquias dominantes nos seus estados, e os mesmos comprometiam-se a sempre aprovar a política presidencial. Por sua vez, os governos estaduais se apoiavam no poder dos coronéis municipais e estes, como necessitavam de verbas do governo, obrigavam seus dependentes a votar nos candidatos por ele indicados.
II-Expressões como: voto de cabresto, curral eleitoral, clientelismo, caracterizam um processo que antes mesmo da república coloca no centro dessas questões a problemática da participação do povo na política, e o papel nefasto assumido pelo eleitor, que, submetido a essas formas de coerção política eram cerceados da possibilidade da formação de uma consciência política.
III-O trecho acima permite afirmar que, o coronelismo juntamente com a exclusão de grande parcela da população do processo político, assegurava no plano federal, o predomínio da política do café com leite, que foi suplantada na década de 1920, pela reação republicana das oligarquias do Rio de Janeiro, Rio grande do Sul e do Nordeste.
IV-A Exclusão, pelo voto, de grande contingente da população brasileira adiou o processo histórico de compromisso com a educação do país e favoreceu a permanência de setores da elite cafeeira no poder durante a 1ª República, que promoveu, em nome de seus interesses uma monopolização indevida e inescrupulosa do processo eleitoral.
V-É errôneo afirmar que o cenário eleitoral que se observa no trecho citado acima refletiu consequências desastrosas à população, sobretudo onde o coronelismo atuou, reforçando as precárias condições de vida dos sertanejos, pois, a constituição republicana coibia essas práticas.
Marque a alternativa correta:
A)Apenas II e IV são verdadeiras.
B)Apenas III e V são falsas.
C)Apenas IV é verdadeira.
D)I, II e V são falsas.
E)II, IV e V são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
tbm nn entendi mn
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás