1. Leia o trecho a seguir, que pertence a uma coleção de assuntos variados dire- cionada a um público 1. Leia o trecho a seguir, que pertence a uma coleção de assuntos variados dire- cionada a um público não especialista. O trecho é uma adaptação e sofreu a exclusão dos pronomes relativos. Depois, responda as questões. Nosso cérebro é formado de células nervosas, os neurônios. Os neurônios se comunicam através de circuitos computacionais montados pacientemente durante milhões de anos de competição e seleção natural. Cada estímulo per- corre um circuito particular de neurônios até chegar as estações centrais. O estímulo atinge o sistema nervoso central. As estações centrais decodificam os sinais recebidos. Quando um raio de luz impressiona nossa retina, por exem- plo, o estímulo visual cruza o cérebro até a parte posterior da cabeça, no lobo occipital. No lobo occipital se encontra o centro da visão. Dele, novos circuitos de neurônios fazem a informação trafegar em velocidade vertiginosa aos centros cerebrais. Os centros cerebrais irão situar o estímulo no dominio do cons- ciente. Em milionésimos de segundo saberemos se aquela luz é de um barco de um vaga-lume ou do automóvel ameaçador. Adaptado de: Drauzio Varella. Macacos. São Paulo: Publifolha. 2000 p 83-84. pengunta: a) O parágrafo acima tem como conteúdo o percurso nervoso, entre as esta ções centrais presentes no cérebro humano. Tal percurso é apresentado primeiro de forma teórica e, depois, com um exemplo para complementar a explicação. Que expressão introduz o exemplo? b) Por que exemplos são necessários em um texto como esse?
Soluções para a tarefa
Resposta: gente eu preciso pra amanhã isso tá em uma prova eu não sei responder por favor me ajude
Explicação:
Após ler este trecho de um texto para um público não especialista, vemos que depois da parte teórica temos uma explicação.
Respondendo a letra A: o exemplo começa com a expressão "Quando um raio de luz impressiona nossa retina, por exemplo".
Respondendo a letra B: exemplos são necessários pois o texto é muito complexo para o público geral.
Simplificando um texto científico
Muitas vezes, quando temos um texto científico, (caso do trecho lido) os temas podem ser muito complexos para pessoas que não estudaram o assunto.
Neste caso, o tópico é: como funcionam nossas células nervosas, os neurônios. Há uma explicação com palavras complexas, e logo após temos um exemplo.
O exemplo é introduzido pela expressão "Quando um raio de luz impressiona nossa retina, por exemplo". (Questão A)
Este tipo de exemplo se torna necessário para conseguirmos entender um tema complexo de forma mais simples. (Questão B)
Para saber mais sobre textos científicos veja:
https://brainly.com.br/tarefa/4526153
#SPJ2