1. Leia o trecho a seguir:
“O homem, tal como conhecem a filosofia e a teologia, só existe – ou só se realiza – na política na forma de direitos iguais que os absolutamente diferentes garantem uns aos outros. Essa garantia voluntária e essa outorga do direito à igualdade jurídica reconhecem a pluralidade dos homens, que podem então dar graças a si mesmos por sua pluralidade e ao criador do homem por sua existência (...)”
(ARENDT, H. A promessa da política. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2008, p. 146.)
Agora, acompanhe as afirmações abaixo:
I - Arendt defende que a pluralidade entre os homens consiste na base familiar.
II - Segundo a autora, a pluralidade humana decorre do caráter político inato do homem.
III - Para a autora, a política surge como um meio de se tentar garantir a pluralidade entre os homens.
IV - Para Arendt, as diferenças entre os homens são asseguradas por meio de direitos iguais.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Somente as afirmações II e IV estão corretas.
Somente as afirmações I e IV estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
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Somente as afirmações III e IV estão corretas. Segundo Arendt, a ideia de que o homem é “naturalmente um ser político” está equivocada. Não existe no homem uma “essência” política, a política está presente nas formas de organizações sociais construídas pela humanidade. O princípio das ações políticas, mesmo para os gregos, está firmado na estrutura da pólis e na maneira de administrá-la. Portanto, é na relação entre homens diferentes que aparece o fundamento da política.
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