História, perguntado por leonardohaag503, 6 meses atrás

1- Leia o trecho a seguir:[...] O declínio da extração aurífera, desde 1760, provocava violenta reação da população, permanentemente obrigada ao pagamento anual de 100 arrobas de ouro (1 500 quilos) à Real Fazenda. Frente à resistência dos mineiros, foi aprovada desde 1765 a temida derrama, isto é, a cobrança forçada e geral das arrobas deficitárias.DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. O livro de ouro da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. p. 175-176. O trecho acima descreve um contexto de crise da produção de ouro em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII que levou: * 4 pontos

A) ao aumento do contrabando por conta da decisão da Coroa Portuguesa de autorizar a instalação de conventos de ordens religiosas na região de Minas Gerais.

B) A organização de uma revolta liderada por membros da elite mineradora que pretendia a independência de Minas Gerais e a proclamação de uma república na região.

C) a organização de um plano conspiratório que pretendia assassinar o governador de Minas Gerais – o Visconde de Barbacena - e colocar no seu lugar Joaquim José da Silva Xavier.

D)a realização de um grande levante de escravos contra as precárias condições de trabalho, os altos impostos cobrados e em favor da abolição da escravidão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa B, já que o que o texto retrata é o contexto da Inconfidência Mineira, que foi um projeto político organizado pelas elites de Minas Gerais, com o objetivo de separar aquela região do Brasil e torná-la uma República independente.

De inspiração iluminista, os participantes da Inconfidência Mineira apontavam a Coroa Portuguesa, que governava o Brasil então, como desinteressada em resolver os problemas dos brasileiros, apresentando aquele governo como algo que deveria ser abolido. O projeto nunca chegou a ser posto em prática, já que os os inconfidentes foram denunciados antes que pudessem fazer qualquer coisa.

Respondido por SapphireAmethyst
7

A crise na produção de ouro na região de Minas Gerais e a derrama (cobrança de 20% da produção de ouro da região) resultaram na Inconfidência Mineira que era um movimento revoltoso e separatista realizada por membros da elite mineira que visava a separação de Minas Gerais da Coroa Portuguesa (Proclamação da República de Minas Gerais). Portanto, podemos concluir que a alternativa correta é a letra B.

  • Conhecendo mais o movimento:

Ocorreu no ano de 1789 e ocorreu devido a insatisfação da elite mineira com os impostos abusivos cobrados pela Coroa Portuguesa.

Nesse movimento, temos uma figura bastante citada nos livros de história, seu nome é Joaquim José da Silva Xavier popularmente conhecido como Tiradentes, ele recebeu esse apelido pois além de ser um militar trabalhava também como dentista. Dentre os envolvidos com a Inconfidência Mineira, ele foi o único a receber a pena mais cruel que foi a condenação a morte.

A Inconfidência Mineira se espelhava nas ideias iluministas e em outros movimentos liberatórios como a Revolução Francesa e Americana por exemplo.

Antes de se iniciar o movimento conspiratório ele foi descoberto pela Coroa Portuguesa devido a uma denúncia de um dos envolvidos no movimento.

Os envolvidos foram julgados e presos, quase todos conseguiram o perdão real menos Tiradentes que dentre os participantes era o de classe e patente mais baixa e acabou sendo morto.

A Inconfidência teve seu término no mesmo ano, mais os julgamentos só ocorreram em 1792.

Para Saber Mais Sobre a Inconfidência Mineira acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/48376022

https://brainly.com.br/tarefa/46666972

https://brainly.com.br/tarefa/45104696

Anexos:
Perguntas interessantes