História, perguntado por julianydsribeiro, 6 meses atrás

1. Leia o trecho a seguir“Como sinceramente declarou em várias oportunidades, Goulart entendia ser possível – com as reformas sociais – consolidar o capitalismo industrial brasileiro e torná-lo mais humano e patriótico”.TOLEDO, Caio Navarro. 1964: O golpe contra as reformas e a democracia. Rev. Bras. Hist. vol.24no.47, São Paulo, 2004.Sobre as propostas de reformas de João Goulart e os antecedentes do golpe de 31 de março de 1964 é correto afirmar: 0 pontos a) As reformas de base de João Goulart tiveram grande sucesso tanto entre as elites quanto entre as camadas populares. Quem não as aceitava eram os militares que organizaram grandes manifestações que culminaram no golpe de 31 de março. b) João Goulart, apoiado por vários movimentos sociais, defendia as reformas de base (agrária, fiscal, eleitoral e administrativa) já a oposição acusava o presidente de ter perdido a autoridade e de ser cúmplice do comunismo internacional. c) houve distanciamento interno do governo Goulart pois existiam setores favoráveis ao apoio da URSS e outros favoráveis ao apoio dos EUA. Venceu o grupo favorável aos EUA que apoiou as reformas mesmo os militares sendo contrários. d) As reformas de base de João Goulart não foram implementadas por falta de recursos econômicos. O país passava por grave crise financeira decorrente das grandes geadas que afetaram a cafeicultura, principal atividade econômica do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa B, de modo que havia uma grande divisão política interna no Brasil, com um setor progressista que apoiava as medidas de João Goulart como necessárias para reduzir as desigualdades e garantir o desenvolvimento do país e um setor conservador que apontava tais medidas como perigosas.

No fim das contas João Goulart venceu a disputa política, tendo havido uma eleição para decidir se o Brasil continuaria parlamentarista (posição dos conservadores) ou se voltaria a ser um presidencialismo pleno e o voto decidido que deveria voltar a ser presidencialismo, mas foi vítima do Golpe Militar de 1964 e as reformas nunca foram postas em prática.

Perguntas interessantes