1.
Leia o trecho a seguir:
Chamava-se Psiquê. Todos ficavam tão fascinados diante de sua beleza que já estava se formando um culto em sua homenagem. Algumas pessoas exageravam, dizendo que ela era a própria Vênus, deusa do amor e da beleza, que decidira viver entre os homens.
A deusa do amor e da beleza, ao mesmo tempo em que se sentia homenageada, ficava zangada porque seus templos estavam abandonados pelos mortais, que só queriam saber de venerar Psiquê.
FRANCHINI, Ademilson S. Deuses, heróis e monstros: As asas de Ícaro e outras histórias da mitologia. Porto Alegre: L&PM, 2005. p. 44. (Fragmento).
Na frase, “A deusa do amor e da beleza [...] ficava zangada porque seus templos estavam abandonados pelos mortais [...].”, há duas orações coordenadas. Estas orações são do tipo:
Coordenada Assindética e Coordenada Sindética explicativa
Coordenada Sindética conclusiva e Coordenada sindética explicativa
Coordenada Sindética adversativa e Coordenada Assindética
Coordenada Sindética aditiva e Coordenada Sindética explicativa
1,00
2.
Leia o trecho do romance abaixo:
Lá no Paquistão, nós corríamos como um bando de coelhos, entrando e saindo dos becos perto da nossa casa; brincávamos de pega-pega, de um jogo chamado mango, mango, de um jogo de amarelinha chamado chindakh (que significa “sapo”) e de polícia e ladrão. [...] Mas nossa brincadeira preferida era o críquete. Jogávamos dia e noite no beco ao lado da nossa casa ou no terraço, que era plano. [...] Como Atal era o mais novo, era ele quem buscava a bola quando caía do terraço; às vezes ele pegava a bola do vizinho quando ia buscar a nossa. Voltava com um sorriso atrevido e dava de ombros.
— O que tem? — dizia. — Eles pegaram nossa bola ontem! Mas os meninos são… bom, meninos. [...] Então, se eu não estava a fim de aguentar o comportamento dos dois, descia e batia no muro entre a nossa casa e a de Safina. Duas batidas, esse era nosso código. Ela batia em resposta. [...] Às vezes eu ia à casa dela, ou ela à minha, e assistíamos ao nosso programa de TV favorito, Shaka Laka Boom Boom — sobre um menino que tem um lápis mágico. Ou trabalhávamos nas bonequinhas que estávamos fazendo com palitos de fósforo e pedaços de tecido.
YOUSAFZAI, Malala. Eu sou Malala: Como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo. Trad.: Alessandra Esteche. São Paulo: Seguinte, 2015. (Fragmento).
O trecho que apresenta um período composto por oração coordenada sindética aditiva é o expresso em:
Às vezes eu ia à casa dela, ou ela à minha
Mas nossa brincadeira preferida era o críquete.
Ou trabalhávamos nas bonequinhas que estávamos fazendo com palitos de fósforo
Voltava com um sorriso atrevido e dava de ombros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
1) coordenada assindética e coordenada sindética explicativa.
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
( )Ou trabalhávamos nas bonequinhas que estávamos fazendo com palitos de fósforo
( )Voltava com um sorriso atrevido e dava de ombros.
( )Mas nossa brincadeira preferida era o críquete.
( )Às vezes eu ia à casa dela, ou ela à minha