Português, perguntado por josewagnernetop4xifv, 1 ano atrás

1)
Leia o trecho a seguir:

A descrição consiste na enumeração dos caracteres próprios dos seres, animados ou inanimados, e coisas, como, por exemplo, a descrição da natureza, das ruas de São Paulo, das pessoas, dos automóveis, etc.: a descrição implica sempre a ausência de movimento do objeto descrito, visa ‘a representar objetos em sua única existência espacial, fora de qualquer acontecimento e mesmo de qualquer dimensão temporal’. Na estrutura do conto, a descrição desempenha papel semelhante ao da narração. Tende, contudo, a ganhar mais importância, conforme o tipo de história narrada. Assim, os contos realistas detinham-se mais no retrato de personagens e paisagens, pois seus autores acreditavam na interação desses elementos na arquitetura do conto. Regra geral, porém, a descrição dos protagonistas aligeira-se, bastando duas pinceladas identificadoras. Tudo o mais desaparece, pois está fora de cogitação oferecer o desenho acabado das figuras; ao contrário, visto centrar-se na situação criada pelo embate entre as personagens, o conto não se preocupa, via de regra, com lhes erguer um retrato completo. Tanto que, se tomarmos uma série de contos e procedermos a um balanço no modo como descrevem as personagens, logo nos assalta a certeza de que elas se diferençam antes pelo contorno dramático ou psicológico, enquadrado numa situação única, irrepetível, que por sua fisionomia ou vestimenta. Facilmente se explica a comedimento da pintura dos componentes ‘humanos’ do conto: o ritmo deste, por acelerado, infenso às pausas e só afeiçoado ao dinamismo correspondente à pressa com que, na vida, se montam os dramas, não permite maior detença na descrição. Doutro modo, fixar-se-iam pormenores desimportantes, que só perturbariam o desenrolar dos acontecimentos.

(MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973, p.130 e 131, grifo do autor).

O autor argumenta sobre a estruturação dos elementos do conto. Tendo isso em mente analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Quanto mais detalhada a descrição, menor será a ação (movimentação) na narrativa.

( ) O ritmo do conto é acelerado em função da distração do autor, já que não perde tempo com descrições inúteis.

( ) Os contos realistas são exceção entre os contos, pois demoram-se em descrições e isso empobrece a narrativa.

( ) O conto evita a descrição, por ser uma história breve e por conter mais ação.

( ) As personagens do conto são descritas de forma a oferecer somente elementos relevantes para a história narrada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
F-F-V-V-F

b)
V-F-V-V-V

c)
V-F-F-V-V

d)
F-V-F-V-F

e)
V-V-F-F-V

Soluções para a tarefa

Respondido por profmatildes
19

Resposta:

Av - Subst. 2 - Teoria da Literatura/8/12/2020

Explicação:

1-C

2-B

3-D

4-E

5-A

Respondido por raffasiilveira
3

Sobre a estruturação dos elementos do conto, podemos pontar a alternativa C como aquela que contém a sequência correta, sendo esta verdadeiro, falso, falso, verdadeiro, verdadeiro.

Isso acontece pois estão corretas as afirmações acerca do maior número de detalhamento diminuir a ação na narrativa; o conto ser um gênero que evita descrições por ser uma narrativa breve e com mais movimentação; e as personagens serem descritas apenas com elementos essenciais para a narrativa.

Entretanto está errado apontar que o distrações aceleram o ritmo da narrativa e que contos realistas se demoram nas suas descrições.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/38715864

Anexos:
Perguntas interessantes