História, perguntado por paulohenrrique9707, 10 meses atrás

1- Leia o trecho a seguir: A ágora ou praça centralera o espaço onde se reunião os cidadãos parabdiscutir a vida política e decidir sobre as ações aserem tomadas. VAINFAS, 2010.Ao analisarmos o texto, e tendo em vista o contexto da Grécia antiga e o do Brasil atual em relação à participação política, é possível inferir que:

a) Apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito.

b) Na Grécia cidadão era apenas aqueles que participavam da Gerúsias, por ser considerado homo politicus. No Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos.

c) Tanto na Grécia quanto no Brasil, a
democracia era (e é) caracterizada pela
participação universal, ou seja, de toda apopulação votante e em dia com suas obrigações eleitorais.

d) Na Grécia antiga todos podia participar das decisões políticas, desde que tivessem tempo disponível, diferente da atual política de nosso
país que é representativo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Eckart
11

Resposta:

Resposta: a) em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a parcipação de todos, existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito.

Explicação: "existiam limites para o exercício pleno desse direito" na Grécia Antiga só homens livres eram considerados cidadãos e tinham o direito de votar

Atualmente podemos considerar que os analfabetos são excluidos do meio político.

Explicação:

Perguntas interessantes