1.
Leia o texto para responder à questão.
Um currículo referido a competências supõe aceitar o desafio de tornar aquilo que é próprio de uma disciplina escolar ou de um professor em competências e habilidades de um aluno. É com elas que o aluno contará para fazer uma leitura crítica do mundo, para compreender e propor explicações, argumentar e compartilhar modos melhores de ser, na complexidade em que hoje isso é requerido. É com elas, em síntese, que ele poderá enfrentar problemas e agir de modo orientado e coerente em favor das múltiplas possibilidades de sua solução ou gestão.
De acordo com o texto, entre as competências mais centrais e comuns a todas as áreas e disciplinas do Currículo estão:
representação, comunicação e expressão essenciais para o convívio contemporâneo.
compreensão e posicionamento diante de problemas profissionais para os quais o domínio das ciências naturais seja essencial.
realização de observações, seleção de variáveis para interpretar, propor e fazer experimentos científicos.
utilização do computador, acesso a sites e visitas a museus.
2.
Leia as afirmações sobre o desenvolvimento das competências leitora e escritora:
I – O desenvolvimento das competências de ler e escrever não é um processo que se encerra quando o aluno domina o sistema de escrita, mas se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas que envolvem a língua escrita, que se traduz na sua competência de ler e produzir textos dos mais variados gêneros.
II – O desenvolvimento pleno da competência leitora envolve a aprendizagem unicamente em Língua Portuguesa. Portanto, o aluno deve demonstrar possuir um instrumental de comunicação e expressão adequado tanto para a compreensão de um problema matemático como para a descrição de um processo físico, químico ou biológico, ou, ainda, a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.
III – Na escola, o leitor participa de um processo ativo e sistemático de desenvolvimento da competência leitora e escritora. A escola propicia situações de leitura específicas e planejadas com a finalidade de substituir o domínio discursivo do aluno, que já traz uma bagagem de leitor, uma vez que participa de uma sociedade letrada.
IV – Letramento em leitura é a capacidade de (o leitor) compreender textos escritos, utilizá-los e refletir sobre eles de forma a atingir objetivos próprios, desenvolvendo os próprios conhecimentos e o próprio potencial e participando ativamente da sociedade.
V – A concepção de formação de leitores e escritores para a vida está aliada às concepções pedagógicas de aprendizagem continuada. A construção de uma competência leitora e escritora exige um conjunto de conhecimentos, habilidades e estratégias que os leitores adquirem ao longo da vida em diversas situações e por meio de interação com seus pares e com as comunidades mais amplas de que participam.
Considerando-se as orientações do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, são verdadeiras as afirmações:
II, III e IV.
I, IV e V.
I, III e IV.
II, III e V.
3.
Considerando-se os princípios do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, pode-se afirmar que todas as áreas e seus componentes curriculares estabelecem relações interdisciplinares porque visam ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem tendo por referência os seguintes eixos:
a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; a articulação das competências para aprender; e a
contextualização no mundo do trabalho.
as propostas curriculares específicas; os planos de trabalho para o professor; a maior quantidade de conteúdos de ensino; e o trabalho como produção de bens e serviços.
os programas e materiais disponíveis sobre o tema da gestão, aos quais as equipes gestoras também poderão recorrer para apoiar seu trabalho; e a Proposta Pedagógica, que organiza o trabalho nas
condições singulares de cada escola.
a tecnologia na atuação do professor; os conteúdos das disciplinas e as metodologias para seu ensino e aprendizagem; a articulação com o mundo do trabalho; e os Cadernos do Professor e do Aluno,
organizados por disciplina, série/ano e bimestre.
4.
Para os alunos da rede pública estadual paulista uma das maiores vantagens da existência de um currículo comum e obrigatório é a educação oferecida igualmente a todos por meio de uma proposta curricular comum, que busca garantir:
diferenciação de tratamento metodológico.
equidade do processo de ensino e de aprendizagem.
qualidade da educação.
aplicação de uma inovação educacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
78
1- representação,
comunicação e expressão essenciais para o convívio contemporâneo
2- I,IV e V
3- a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; a articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
4- equidade do processo de ensino e de aprendizagem.
2- I,IV e V
3- a escola que aprende; o currículo como espaço de cultura; as competências como eixo de aprendizagem; a prioridade da competência leitora e escritora; a articulação das competências para aprender; e a contextualização no mundo do trabalho.
4- equidade do processo de ensino e de aprendizagem.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás