Português, perguntado por analycebrr84, 10 meses atrás

1) Leia o texto I abaixo e responda às questões: TEXTO I (...) Nossa realidade sociolinguística é, portanto, de grande complexidade. Com o tempo e com as mudanças socioeconômicas do país, essas variedades populares se deslocaram em massa, na esteira do êxodo rural desde a década de 1950, para o espaço urbano e alcançaram as nossas salas de aula. Essa transplantação do campo para a cidade tem tido dois efeitos sociolinguísticos muito claros: a assimilação progressiva dos modelos linguísticos tradicionalmente urbanos por parte da população migrante e seus descendentes; e a introdução na fala das camadas médias e altas de estruturas criadas por mudanças ocorridas nos estratos populacionais mais baixos da pirâmide socioeconômica. As mudanças econômicas e sociais do último meio século constituíram, portanto, um novo quadro de relações sociolinguísticas no país e de movimentos de mudança linguística em um trânsito de mão dupla entre os dois grandes conjuntos de variedades existentes no Brasil. Este quadro exige de todos nós um esforço de análise e compreensão de suas coordenadas e vertentes para que possamos – como sociedade em geral (...) – construir atitudes adequadas frente a ele e dar respostas adequadas às demandas que ele põe ao sistema educacional, demandas que não são nem poucas, nem simples. Não é mais possível continuar rechaçando pura e simplesmente a nossa realidade linguística. Ela não está pedindo condenação, mas explicação. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: construção e ensino. In. Pedagogia da Variação Linguística língua, diversidade e ensino. Parábola editorial, 2015. Pg.26. a) Segundo o autor, o êxodo rural, iniciado na segunda metade do século XX, acarretou duas consequências sociolinguísticas. Explicite esses efeitos com suas palavras. b) Selecione o trecho do texto em que o autor se coloca explicitamente contra o preconceito linguístico. Justifique sua resposta. me ajudem pfvvv

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
5

Segundo o autor, o êxodo rural, iniciado na segunda metade do século XX, acarretou duas consequências sociolinguísticas. Explicite esses efeitos com suas palavras.

duas consequências sociolinguísticas.:

▪️Com as mudanças socioeconômicas do país, pessoas saíram do meio rural e foram para as cidades .

Ocasionando dois efeitos sociolinguísticos muito claros:

▪️a assimilação progressiva dos modelos linguísticos da cidade por parte da população migrante e seus descendentes;

▪️e a introdução na fala das camadas médias e altas de para as populações das camadas mais baixas .

b) Selecione o trecho do texto em que o autor se coloca explicitamente contra o preconceito linguístico.

...(...)“Não é mais possível continuar rechaçando pura e simplesmente a nossa realidade linguística. Ela não está pedindo condenação, mas explicação.”...(...)


Liziamarcia: ❤️
Perguntas interessantes