1-Leia o texto do historiador Alberto Costa e Silva:
"Nos filmes , nas histórias em quadrinhos, nos seriados de TV, Nos romances, a África e sempre um continente misterioso e mágico, onde são possíveis todas as aventuras. A imagem que transmitem diariamente nos jornais e os noticiários [...] é outra : a de uma parte do mundo assolada por secas,fomes,epidemias,guerras e tiranos.
Uma visão não desmente outra , e ambas são incompletas. Se uma região na África foi atacada por nuvens de gafanhotos que devoraram todas as plantações e nela há à fome , nas outras , a colheita se fez normalmente, os celeiros estão repletos é há abundância de comida . Se em determinado lugar há uma feroz luta armada, noutros as crianças vão regularmente à escola, de roupa limpa e sapatos lustrados. E a vida familiar transcorre normalmente sem faltar alegria trabalham e produzem "
ajuda aii pfv ^^
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A imagem que transmitem diariamente nos jornais e os noticiários [...] é outra : a de uma parte do mundo assolada por secas,fomes,epidemias,guerras e tiranos.
B) Porque os celeiros estão repletos é há abundância de comida . Se em determinado lugar há uma feroz luta armada, noutros as crianças vão regularmente à escola, de roupa limpa e sapatos lustrados.
C) Sim, de uma forma diferente
Explicação:
Resposta:3. a) A África costuma ser representada como um continente misterioso e mágico, nos
filmes, nas histórias em quadrinhos, nos seriados de TV e nos romances, onde todas as aventuras são possíveis. Já a imagem que nos transmitem diariamente os
jornais e os noticiários de rádio e televisão é outra: a de uma parte do mundo assolada por secas, fomes, epidemias, guerras e tiranos.
b) Resposta pessoal. O professor deve estimular os alunos a perceber que o continente africano é múltiplo e nele existem diferentes realidades sociais.
c) Resposta pessoal. A partir das respostas, o professor poderá perceber com qual o
tipo de representação sobre a África os estudantes têm contato em seu cotidiano e,
assim, poderá também trazer novas informações e combater possíveis estereótipos
a respeito do continente africano. Explicação:Espero ter ajudado.