1. Leia o texto abaixo para responder à questão seguinte: Só é literatura quando incomoda Jana Lauxen Como escritora, editora e, principalmente, leitora, tenho observado um fenômeno desconcertante acometer a literatura nacional: o processo de politização obediente dos novos escritores brasileiros. Muitas vezes tenho a impressão de que a nossa produção literária cortou o cabelo, fez a barba, colocou sapatos de couro, terno, gravata, e agora é o genro que mamãe pediu a Deus. E, sabem: isso me incomoda. Profundamente. Porque, em minha opinião, a literatura que não lhe sacode; que não lhe tira do lugar onde você confortavelmente está; que não lhe faz repensar; que não desconstrói e bagunça; que não coloca o dedo na ferida e chafurda; é uma literatura inofensiva – logo, irrelevante. Os livros e autores que me conquistaram, e me fizeram compreender o poder da literatura na formação política e social de qualquer cidadão, falavam de sexo, Jana Lauxen, ao utilizar a expressão metafórica "genro que a mamãe pediu a Deus", comparando-a à Literatura de nosso tempo, esclareceu que essa literatura é, para ela: a. provocativa e reflexiva. b. desconcertante e relevante. c. inofensiva e obediente. d. reflexiva e desconstrutiva. e. inovadora e autoritária.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C: inofensiva e obediente
A autora do texto faz uma reflexão sobre a produção literária no Brasil, que para ela, atualmente é uma literatura inofensiva e obediente.
Jana Lauxen inclusive chega a mencionar que parece que "fez a barba" e "colocou sapatos de couro".
As expressões foram utilizadas em um sentido figurado para fazer uma comparação de como a produção literária no país segue um padrão.
Para Lauxen, a literatura deve ter um poder social e política, para formar cidadãos pensantes, como foi o caso da literatura de sua época.
Abraços!
O exercício é interpretação de texto
Para bem interpretar um texto, devemos saber-lhe o significado. Quando o texto é compreendido fica mais fácil a sua interpretação.
vamos ao exercício
Jana Lauxen, ao utilizar a expressão metafórica "genro que a mamãe pediu a Deus", comparando-a à Literatura de nosso tempo, esclareceu que essa literatura é, para ela:
a. provocativa e reflexiva.
b. desconcertante e relevante.
c. inofensiva e obediente.
d. reflexiva e desconstrutiva.
e. inovadora e autoritária.
Resposta letra c
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25599548
Sucesso nos estudos!!!