História, perguntado por ceciliagon987, 6 meses atrás

1-Leia o texto abaixo. Os exemplos de racismo e xenofobia podem ser encontrados em todos os continentes. Veja o que diz sobre o assunto o jornalista Giles Lapouge: Nenhum país fica isento dessa praga: o estrangeiro, o diferente, o minoritário é detestado. O Planeta parece ter entrado no tempo do ódio do outro. A crise econômica é um dos motivos mais apontados para o atual surto de racismo e xenofobia. Aí, sem dúvida, localizamos a raiz mais primitiva do racismo. Na origem, o comportamento de exclusão tem sua fonte no medo do outro. A passagem para o racismo é automática: passa-se a detestar esse outro que nos causa temor. Em tempos de crise econômica, os homens reproduzem de maneira alucinada antigos comportamentos de grupos primitivos que, na floresta, detestam tudo o que não pertence à sua tribo. Assim, o imigrante, o outro, aquele que tem religião diferente, cujos cabelos são crespos, aquele que não come batatas, cuja pele é morena, passa subitamente a ser visto como predador nos momentos em que a luta pela sobrevivência torna-se mais dura. Esse outro, esse homem diferente, passa a ser visto como um ladrão que vive em sua terra, invade seu solo e rouba seu emprego. (Giles Lapouge. Odio é um velho cúmplice da humanidade. In: o Estado de São Paulo, 20 jun. 1993 - adaptado). RELACIONE o racismo e a xenofobia à situação econômica mundial.​

Soluções para a tarefa

Respondido por blackdogueonwherthe
1

Resposta:

O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável desde a última metade do século passado. Os motivos são vários: eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.; porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas. Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do grego – xénos: "estrangeiro"; e phóbos: "medo”).

As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas, raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo, é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

Explicação:

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes