História, perguntado por Debbyznha21, 1 ano atrás

1- Leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede:
As realizações civis do Estado absolutista no Ocidente, na era do Iluminismo, refletem este padrão: uma ornamentação de excessos e um refinamento de técnicas, uma marca acrescida de influências burguesas, combinados com uma perda real de dinamismo e criatividade. As distorções extremas originadas pela venda de cargos desapareceram, e a burocracia tornou-se correspondentemente menos venal, mas muitas vezes ao preço de um sistema de empréstimos públicos para reunir rendimentos equivalentes, o que, imitado dos países capitalistas mais avançados, cedo tendeu a submergir o Estado em dívidas acumuladas. Ainda se praticava e pregava o mercantilismo, embora as novas doutrinas econômicas “liberais” dos fisiocratas, que advogavam o comércio livre e o investimento agrário, lhe tenham de certo modo limitado o avanço na França, na Toscana e noutros pontos. (ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. Porto: Afrontamento, 1984, p. 61.)
A partir da leitura do texto acima e do que foi estudado a respeito dos fisiocratas é possível afirmar que:
Escolha uma:

A- As idéias fisiocratas fundadoras do liberalismo econômico eram absolutamente incompatíveis com o formato político do Antigo Regime.
B- A despeito dos princípios revolucionários, tendo em vista os padrões mercantilistas, as idéias fisiocratas sozinhas não foram capazes de transformar a realidade econômica e política de áreas continentais européias no século XVIII.
C- O comércio livre advogado pelos fisiocratas e traduzido no lema “lassez faire, lassez passer” tonava impossível a manutenção do protecionismo e do sistema colonial, o que levou à derrocada deste último ainda no século XVIII.
D- As idéias fisiocratas deram sustentação à modernização econômica de áreas continentais da Europa permitindo-as então competir em pé de igualdade com a economia inglesa.
**********************************************************************
A respeito do Direito Natural, princípio presente em alguns dos teóricos pré-iluministas e iluministas, leia o que escreveu Christian Ruby e depois responda ao que se pede:
Vê-se que a relação com a monarquia pensa-se agora em termos de alternativa e não mais em termos de aperfeiçoamento. A noção de direito natural substitui a do direito divino, a fim de confirmar a relação social não se pensa mais em termos teológico-políticos, mas em termos de artifício (arte humana). RUBY, Christian. Introdução à filosofia política. São Paulo: UNESP, 1998, p. 76.)
Interpretando-se o texto acima, temos então que:
Escolha uma:

A- O direito natural como princípio do Estado moderno serviu para justificar a manutenção da monarquia como a forma mais indicada de governo.
B- O princípio do direito natural, como princípio fundador do Estado moderno, coloca este último como resultado de uma ação humana livre inclusive da tradição.
C- O direito natural considerado como princípio fundador do Estado Moderno, ao colocar as relações sociais em termos de artifício, as apresentava então como resultantes da arte do príncipe, ou seja, de sua virtú, para o estabelecimento do poder.
D- O direito natural como princípio fundador do Estado moderno e da idéia das relações sociais pensadas em termos e artifícios produziu uma nova justificativa ideológica para a manutenção da ordem estamental.

Soluções para a tarefa

Respondido por girardi
18
1
C- O comércio livre advogado pelos fisiocratas e traduzido no lema “lassez faire, lassez passer” tonava impossível a manutenção do protecionismo e do sistema colonial, o que levou à derrocada deste último ainda no século XVIII.


irlandaleopard: 2 ª Questão.......O direito natural cobsiderado como principio fundador do estado Moderno, ao colocar as relações sociais em termos de artificio as apresentava então como resultantes da arte do prícipe, ou seja sua virtú para o estabelecimento dopoder.
Perguntas interessantes