1.Leia o texto a seguir: “Os cantos, as danças, as oferendas, os sacrifícios de animais que se sucedem, os banquetes e as bebedeiras, autorizados nessa oportunidade, marcam a festa do Sol, a mais bela do ano. […] Num cômodo longe do olhar da multidão, Tupac Inca deflora Tanta Carua e transmite para seu corpo tão jovem e tão belo a sua mácula que carregara durante quatro longos anos. De agora em diante, ela é toda impureza, capac hucha, e precisa morrer para que o Inca e o mundo inteiro possam continuar a viver sem temor. Cercada pelos seus, Tanta Carua retoma o caminho que a leva de volta para a vila de seu pai. Enquanto na ida todos acorriam para vê-la e louvá-la, agora não encontra mais ninguém, pois as pessoas sabem o peso que ela está carregando e afastam-se de seu caminho, baixando os olhos. Chegando à sua casa, ela recusa a festa que Vilca Xagua preparara: 'Acabe comigo', pede ao pai, 'já tive festas suficientes em Cuzco'. Então dão-lhe para beber uma infusão que a faz adormecer. Com cuidado, descem seu pequeno corpo até o fundo de um poço seco e colocam vasos e pratos de ouro, assim como os mais suntuosos vestidos. Em seguida, o poço é coberto com pedras e todos vão embora.” (BERNARD, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo. São Paulo: Edusp, 1997, p.34-41.) Na narrativa lida acima, há descrição de um ritual do sacrifício de uma virgem, que era realizado pela antiga civilização inca. Com base no texto, indique a alternativa CORRETA: a) A virgem Tanta Carua representa, no ritual da civilização inca, a oferta que o chefe de Cuzco, capital desta civilização, Tupac Inca, fazia ao deus Sol, que era considerado a fonte do poder político e de todo elemento vital da natureza, para ser purificado das impurezas que acreditou ter contraído ao longo do ciclo de quatro anos. b) O sacrifício da virgem tinha por objetivo apenas satisfazer os desejos sexuais do chefe político dos incas, já que, antes de ser morta, Tanta Carua foi desvirginada (“deflorada”). c) O pai de Tanta Carua não ficou indignado com o destino de sua filha por temer represálias do chefe Tupac Inca. d) A virgem Tanta Carua representa, no ritual da civilização inca, um momento especial da festa do Sol, no qual ela morre por ser considerada santa. e) Todas as alternativas estão corretas. . ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
Inicialmente, podemos excluir as letras D e E. A virgem Tanta Carua não pode ser considerada uma santa (como sugere a alternativa D), pois a concepção de santidade é tipicamente cristã e, portanto, alheia aos incas. Sendo assim, só há uma alternativa correta a ser assinalada (ao contrário do que sugere a alternativa E). O pai da virgem a recebe, após ter sido deflorada pelo chefe Tupac Inca, com festa. Isto aponta para uma plena consciência da importância do ritual para toda a comunidade. O pai (ao contrário do que sugere a alternativa C) não teme o chefe, apenas sabe que a oferta da festa do Sol é mais importante, neste contexto, que a vida da filha. A simples satisfação do desejo sexual não implicaria um ritual religioso. Portanto, não há na narrativa inca (como propõe a letra B) o uso da autoridade de chefe político, por parte de Tupac Inca, para um abuso sexual, estritamente falando. Resta a alternativa A, que descreve o sacrifício como oferta (ou oferenda) periódica (ciclo de quatro anos) ao deus Sol, provedor da força do chefe e de todas as benesses da cidade de Cuzco.
Resposta:
Explicação:
A virgem Tanta Carua representa, no ritual da civilização inca, a oferta que o chefe de Cuzco, capital desta civilização, Tupac Inca, fazia ao deus Sol, que era considerado a fonte do poder político e de todo elemento vital da natureza, para ser purificado das impurezas que acreditou ter contraído ao longo do ciclo de quatro anos.