Português, perguntado por xXJackG16Xx, 9 meses atrás

1 — Leia o texto a seguir e responda. O PODER TRANSFORMADOR DA EMPATIA NAS RELAÇÕES HUMANAS “A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações.” Segundo John Donne, nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo. Durante muito tempo pensou-se que a empatia fosse uma capacidade exclusivamente humana. Hoje, sabemos que diversas espécies animais são capazes de sentir empatia e coordenar impulsos “levando em consideração” o outro. Assim, nossa capacidade de sentir empatia está ligada à herança genética, que é uma consequência evolucionista. Segundo o autor (KRZNARIC) do livro “O Poder da Empatia — A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”, a empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo, que herdamos do século passado. A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global. O autor denomina esta capacidade como uma espécie de pílula da paz. [...] O uso de nosso eu empático pode também estar intrinsecamente ligado à resolução de questões do nosso dia a dia. [...]. Este exercício nos proporciona experimentar outras visões diferentes das nossas e observar aspectos antes ignorados por nós, pela simples constatação que enxergamos tudo a nossa volta, considerando nossas próprias experiências pregressas. [...] Ser empático não se restringe às pessoas que conhecemos, mas principalmente com os desconhecidos ou mesmo com personalidades antagônicas. Este é um grande esforço que demanda sensibilidade, inteligência emocional e vontade, para se colocar no lugar do outro e experimentar uma nova perspectiva. Esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que precisa ser diariamente cultivada. Fazer esforço consciente para se colocar no lugar de outra pessoa — inclusive no de nossos inimigos — para rasgar rótulos, reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas: eis um dos grandes diferenciais daqueles que se esforçam para se destacarem em liderança. 01. Qual é o assunto tratado? 02. O que o autor defende nesse texto? 03. Grife as partes principais do texto e transcreva-as abaixo. 04. Relate uma situação vivida por você, onde houve o uso da empatia por você ou por outra pessoa. 05. Qual a importância desse sentimento nas relações entre as pessoas? 06. O que o autor quis dizer com a expressão “nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo.”?

Soluções para a tarefa

Respondido por jujubinhadocro
212

01. Qual é o assunto tratado?

Os benefícios da empatia nas relações humanas.

02. O que o autor defende nesse texto?

A empatia pode ser uma "arma" contra o individualismo, violência e intolerância, contribuindo para a resolução de problemas e para a paz.

03. Grife as partes principais do texto e transcreva-as abaixo.

"A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações"

"A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global. O autor denomina esta capacidade como uma espécie de pílula da paz."

"Fazer esforço consciente para se colocar no lugar de outra pessoa — inclusive no de nossos inimigos — para rasgar rótulos, reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas: eis um dos grandes diferenciais daqueles que se esforçam para se destacarem em liderança."

04. Resposta pessoal.

05. Qual a importância desse sentimento nas relações entre as pessoas?

Resposta pessoal.

Sugestão: A empatia é importante para que se tenha um ambiente de harmonia, compreensão, tolerância e paz entre as pessoas.

06. O autor quis dizer que:

O ser humano não vive isolado, mas em sociedade, por isso precisa interagir com as outras pessoas para que possa viver plenamente.


juneiamaria3: Obrigada.
janainadasilvacustod: obrigada tambem
janainadasilvacustod: blz como vcs estao
janainadasilvacustod: marquei como melhor resposta
Respondido por rafaeleramos
9

Questão 01:

O assunto tratado no texto é sobre a empatia e como ela tem o poder de transformar as relações humanas.

Questão 02:

O autor defende que como seres humanos devemos e é possível praticar e cultivar diariamente a empatia, pois sendo ela o antídoto para o individualismo, através do esforço de colocá-la em prática pensaremos no coletivo de forma a contribuir para solucionar problemas mundiais da sociedade.

Questão 03:

As partes principais do texto a serem grifadas e transcritas são:

  • "A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações."
  • "Durante muito tempo pensou-se que a empatia fosse uma capacidade exclusivamente humana. Hoje, sabemos que diversas espécies animais são capazes de sentir empatia e coordenar impulsos “levando em consideração” o outro."
  • "A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global."
  • "Este exercício nos proporciona experimentar outras visões diferentes das nossas e observar aspectos antes ignorados por nós, pela simples constatação que enxergamos tudo a nossa volta, considerando nossas próprias experiências pregressas. [...] Ser empático não se restringe às pessoas que conhecemos, mas principalmente com os desconhecidos ou mesmo com personalidades antagônicas."
  • "Esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que precisa ser diariamente cultivada."

Questão 05:

Esse sentimento tem como importância nas relações entre as pessoas o saber se colocar no lugar do outro, principalmente daquele que é "diferente" de nós, para experimentar novas perspectivas e, assim, contribuir para solucionar "[...] problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global."

Questão 06:

O que autor quis dizer com com a expressão “nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo.” é que é da natureza do homem ser sociável, estar em contato com outros indivíduos e não sozinho e isolado como uma ilha, pois assim como de continente em continente se constitui um todo, o mundo, assim é com a sociabilização do ser humano.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/28395622

Anexos:
Perguntas interessantes