Filosofia, perguntado por kfgx243, 4 meses atrás

1 )Leia o texto a seguir. É pois manifesto que a ciência a adquirir é a das causas primeiras (pois dizemos que conhecemos cada coisa somente quando julgamos conhecer a sua primeira causa); ora, causa diz-se em quatro sentidos: no primeiro, entendemos por causa a substância e a essência (o “porquê” reconduz-se pois à noção última, e o primeiro “porquê” é causa e princípio); a segunda causa é a matéria e o sujeito; a terceira é a de onde vem o início do movimento; a quarta causa, que se opõe à precedente, é o “fim para que” e o bem (porque este é, com efeito, o fim de toda a geração e movimento). Adaptado de: ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. De Vincenzo Cocco. São Paulo: Abril S. A. Cultural, 1984. p.16. (Coleção Os Pensadores.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, a ordem em que Aristóteles apresentou as causas primeiras. *

a)Causa final, causa eficiente, causa material e causa formal.
b)Causa material, causa formal, causa final e causa eficiente.
c)Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
d)Causa formal, causa material, causa eficiente e causa final.
e)Causa formal, causa material, causa final e causa eficiente.

2 )Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? *

a)Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
b)Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
c)Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
d)Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
e)Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.

3 )Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. Sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.BREHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na: *

a)Relativização do saber verdadeiro.
b)Valorização da argumentação retórica.
c)Contemplação da tradição mítica.
d)Sustentação do método dialético.
e)Investigação dos fundamentos da natureza.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariamariamysllenype
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Resposta:

Desculpa mais tô com preguiça

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