História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

1- Leia o texto a seguir e depois responda o que se pede. Em um clima de indecisão e embate político entre esquerda e direita, os eleitores franceses decidem neste domingo quem será o próximo presidente do país. À esquerda, está o favorito François Hollande, defendendo uma reforma tributária que cobraria mais dos mais ricos, além de um aumento vertiginoso de empregos. A direita, apresenta-se o atual presidente, Nicolas Sarkozy, com as suas promessas de proteger a França da crise nos mercados financeiros e do terrorismo.

a) Explique ,historicamente ,como surgiram os termos partido de direita e partida de esquerda na política.

b) Na política o que representam , respectivamente, a direita e a esquerda?


Ajuda é urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por schiavetoedificacoes
0

Resposta:

A)

Na Assembleia Nacional Constituinte, girondinos

sentavam-se à direita, e jacobinos, à esquerda.

Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo. Essa é a origem da nomenclatura política que categoriza os posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos contemporâneos.

Essa polarização tem suscitado inúmeros problemas e demasiadas polêmicas, sobretudo porque, a partir do século XIX, houve uma radicalização ideológica tanto de um lado quanto do outro. O desenvolvimento das ideias de autores considerados de direita, como Donoso Cortez e Charles Maurras, bem como o daqueles considerados de esquerda, como Karl Marx e Bakunin, entre outros, estimulou gerações de intelectuais, movimentos políticos e ativistas que levaram às últimas consequências a crença em sua ideologia.

Em geral, ambos os segmentos ideológicos, seja de direita, seja de esquerda, quando chegam à sua forma extrema, desenvolvem perspectivas idealizadoras com vistas à “transformação do mundo”. Essa perspectiva utópica tem seus fundamentos, tanto na direita quanto na esquerda, na secularização das expectativas apocalípticas cristãs, que, no sentido original, tinham por meta aguardar a segunda vinda de Cristo e o juízo final. Com o advento do mundo moderno, tais expectativas transferiram-se para o domínio terreno e, grosso modo, para a ação política e seu principal agente de transformação, o Estado.

B)

A associação à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo

A direita representa uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem estar individual. 

Perguntas interessantes