1. Leia o texto a seguir.
[...] Come-se aipim em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, mandioca em grande Hipertro parte do Sul e do Sudeste e macaxeira em quase todo o Nordeste. Não temos apenas a exagerado constatação de que a mandioquinha vire batata-baroa ou batata-salsa a depender da região. A hipertrofia da identidade ocorre quando você acha errado ou estranho que o outro tenha um nome "incorreto” para algo que você conheça de outra forma. [-] A identidade regional é faca de dois gumes afiados. Positiva, [...] marca uma fronteira para que eu seja mais autêntico e não um papagaio do que imagino ser o correto dos grandes centros. Negativa, ela protege preconceitos graves, inventa glórias e importâncias inexistentes e pode até oprimir terceiros. Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença.
Considerando o texto, responda às questões.
a. Qual é o lado positivo do etnocentrismo?
b. Qual é o lado negativo de etnocentrismo?
c. Explique a afirmativa: "Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença".
ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
Considerando o texto, podemos responder às questões da seguinte forma:
Alternativa A:
O etnocentrismo não possui lado bom, pois ao pesquisarmos veremos que, pela etmologia da palavra (estudo da origem e significado da palavra), ja possui uma conotação negativa natural: demonstrar a visão de uma etnia como superior em relação à cultura de outra etnia.
O que de fato é positivo é o identitarismo cultural, onde um povo de uma determinada região se identifica com sua cultura local e se enxerga como pertencente a algum lugar.
Alternativa B:
O Etnocentrismo em toda sua forma é ruim, pois é o termo que designa o ato de colocar uma determinada etnia no centro de tudo, sendo essa etnia superior às outras e julgando como inferior seus diferentes com base em padrões estéticos e culturais.
O que aconteceu por muito tempo com estudos sobre o continente africano pelos olhares de autores ocidentais. Por não possuírem os mesmos costumes, julgaram os povos de diferentes etnias do continente africano como seres sem cultura e sem história.
Alternativa C.
A Identidade une pois é uma forma de como nós nos percebemos como fazendo parte de algo, através da nossa cultura, costumes e tradições.
As relações de poder estão presentes em todas as sociedades e apresentam-se de diversas maneiras. Para o filósofo alemão Max Weber, existe um tipo de autoridade chamada de autoridade tradicional e argumenta que ela consegue legitimar o poder com base nos padrões culturais e nas regras sociais historicamente forjadas.
O Brasil é um país com dimensões continentais e historicamente formado por diversos povos de diversos lugares, então é sabido que irão ter diversos padrões culturais diferentes e que irão se chocar eventualmente.
O encontro entre culturas diferentes muitas vezes é permeado por tensões, pois o desconhecimento da cultura do outro pode estimular preconceitos, que, mesmo depois do contato cultural, podem persistir e transformar-se em etnocentrismo.
Aprenda mais sobre Etnocentrismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558645