1) leia o texto: a antropologia nos ensina, portanto, que os povos dispersos pelo planeta constituem uma série diversificada de culturas. cada uma delas com suas características intrínsecas e irredutíveis. não é por acaso que o debate sobre o relativismo cultural atravessa o pensamento antropológico deste o seu início. apesar da existência de correntes mais universalistas (o estruturalismo é uma delas) predominou na antropologia clássica uma compreensão da unicidade de cada cultura. (renato ortiz). sobre a diversidade cultural assinale a alternativa incorreta: *1 pontoa) o relativismo cultural consiste na postura pela qual cada manifestação cultural é considerada legítima, sendo o resultado da experiência cotidiana de determinado agrupamento humano em sua interação constante com outros grupos. reconhecimento da diversidade cultural como positiva.b) a postura estruturada no etnocentrismo julga as outras culturas a partir da perspectiva particular da cultura a que se pertence.c) a alteridade seria o reconhecimento da diferença. segundo nicola abbagnano, alteridade significa "ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro".d) o reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) o reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.
Explicação:
reconhecer que existem diferentes culturas nos faz compreender as diferenças e nos torna mais tolerantes porque não tomamos uma postura etnocêntrica, achando que somente a nossa cultura é boa.
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra (D).
Letra D: O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.
Explicação; Porque, na verdade, a Alteridade pode ser vista como sinônimo de empatia, sendo a capacidade de perceber os problemas e se colocar no lugar da outra pessoa.
Nessa lógica, é incorreto afirmar que a alteridade leva a incompreensão das diferenças e à intolerância entre os grupos sociais.
Por fim, segue um exemplo prático da aplicação da alteridade nas relações humanas:
O respeito e tolerância às ideologias políticas, econômicas, religiosas e sexuais.