Sociologia, perguntado por CaetanoThali, 8 meses atrás

1) Leia o texto: A Antropologia nos ensina, portanto, que os povos dispersos pelo planeta constituem uma série diversificada de culturas. Cada uma delas com suas características intrínsecas e irredutíveis. Não é por acaso que o debate sobre o relativismo cultural atravessa o pensamento antropológico deste o seu início. Apesar da existência de correntes mais universalistas (o estruturalismo é uma delas) predominou na Antropologia clássica uma compreensão da unicidade de cada cultura. (Renato Ortiz). Sobre a diversidade cultural assinale a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) O Relativismo Cultural consiste na postura pela qual cada manifestação cultural é considerada legítima, sendo o resultado da experiência cotidiana de determinado agrupamento humano em sua interação constante com outros grupos. Reconhecimento da diversidade cultural como positiva.
b) A postura estruturada no etnocentrismo julga as outras culturas a partir da perspectiva particular da cultura a que se pertence.
c) A Alteridade seria o reconhecimento da diferença. Segundo Nicola Abbagnano, alteridade significa “ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro”.
d) O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A alternativa A está correta.

O relativismo cultural pode ser entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra.

Além disso, o relativismo cultural é importante pois entendendo essa escola de pensamento, nós enquanto indivíduos não devemos julgar nenhuma cultura, nem da sociedade moderna, quanto as antigas.

Respondido por brasil123anelise
1

Resposta:

d) O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.

Explicação:

Perguntas interessantes