1)
Leia o seguinte trecho de uma crônica de Fernão Lopes.
Este Rei Dom Pedro em quanto viveo, husou muito de justiça sem afeiçom, teendo tal igualdade em fazer direito, que a nenhuum perdoava os erros que fazia, por criaçom nem bem querença que com el ouvesse; e se dizem que aquel he bem aventurado Rei, que per si escodrinha os malles e forças que fazem os pobres, e bem he este do conto de taaes, ca el era ledo de os ouvir, e folgava em lhes fazer direito, de guisa que todos viviam em paz, e era ainda tam zeloso de fazer justiça, espeçiallmente dos que travessos eram, que perante si os mandava meter a tormento, e se confessar nom queriam, el se desvestia de seus reaaes panos, e per sua maão açoutava os malfeitores, e pero que dello muito prasmavom seus conselheiros e outros alguuns, anojavasse de os ouvir, e nom o podiam quitar dello per nenhuuma guisa. Nenhuum feito crime mandava que se desembargasse salvo perantelle, e se ouvia novas dalguum ladrom ou malfeitor, alongado muito donde el fosse, fallava com alguum seu de que se fiava, prometendolhe merçees por lho hir buscar, e mandavalhe que nom vehesse ante elle, ataa que todaria lho trouvesse aa maão.
(LOPES, Fernão. Crônica de D. Pedro I. Disponível em Acesso em 24 jul. 2017)
A obra de Fernão Lopes tem um caráter:
Alternativas:
a)
Puramente científico, pelo tratamento documental da matéria histórica, no caso o episódio em que D. Pedro I usa da força para descobrir os assassinos de Inês de Castro, sua irmã.
b)
Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional, uma vez que D. Pedro I nunca existiu, seria apenas uma invenção do autor.
c)
Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica, conforme se depreende do material lido.
d)
Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário, tendo em vista que na falta de material de pesquisa, Lopes inventava o restante de um acontecimento.
Alternativa assinalada
e)
Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico, além do domínio da técnica dramática de composição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta:
e) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico, além do domínio da técnica dramática de composição.
Nas crônicas de Fernão Lopes observamos a pesquisa histórica, mas também a ficção, podendo ser esta comprovada pela presença de diálogos entre os personagens. Esse caráter ficcional em seus textos justifica o teor literário nesse gênero que tão bem soube desenvolver, a crônica.
O tom épico em sua narrativas é fruto de influência que recebera das novelas de cavalaria. Os seus personagens nobres, além de vistos como heróis de batalhas, são também caracterizados como seres passíveis de erros e acertos como qualquer outra pessoa. Daí a humanização dos seus personagens de elevada categoria social.
A linguagem em sua crônicas é outro ponto que também chama atenção. Fernão Lopes tinha a preocupação de torná-la acessível, deixando-a bem próxima do povo, ou seja, bem coloquial.
O caráter dramático adotado pelo autor também encontra suas raízes nas novelas de cavalaria. O objetivo da técnica dramática era não tornar o texto monótomo, porém mais dinâmica. E isso era alcançado pela simultaneidade das ações.
Espero ter ajudado.
e) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico, além do domínio da técnica dramática de composição.
Nas crônicas de Fernão Lopes observamos a pesquisa histórica, mas também a ficção, podendo ser esta comprovada pela presença de diálogos entre os personagens. Esse caráter ficcional em seus textos justifica o teor literário nesse gênero que tão bem soube desenvolver, a crônica.
O tom épico em sua narrativas é fruto de influência que recebera das novelas de cavalaria. Os seus personagens nobres, além de vistos como heróis de batalhas, são também caracterizados como seres passíveis de erros e acertos como qualquer outra pessoa. Daí a humanização dos seus personagens de elevada categoria social.
A linguagem em sua crônicas é outro ponto que também chama atenção. Fernão Lopes tinha a preocupação de torná-la acessível, deixando-a bem próxima do povo, ou seja, bem coloquial.
O caráter dramático adotado pelo autor também encontra suas raízes nas novelas de cavalaria. O objetivo da técnica dramática era não tornar o texto monótomo, porém mais dinâmica. E isso era alcançado pela simultaneidade das ações.
Espero ter ajudado.
Kfranco23:
Manda o link da questão.
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:
Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora,
Te espalha a rica trança voadora,
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda a flor sua pisada.
Oh não aguardes, que a madura idade
Te converta em flor, essa beleza
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
(MATOS, Gregório de. Disponível em <https://pt.wikisource.org/wiki/Discreta_e_formos%C3%ADssima_Maria> Acesso em 24 jul. 2017
Considerando o poema, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras ou falsas.
( ) O poema é composto de acordo com os preceitos da medida velha.
( ) É um típico soneto clássico, tendo em vista os conceitos de clareza e harmonia dessa escola literária.
( ) Ao chamar Maria de discreta, ele quer dizer que ela é uma mulher elegante, da corte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a)
F - V - F - V
b)
F - F - F - V
c)
V - V - V - F
d)
V - F - F - V
Alternativa assinalada
e)
F - V - V - F
Perguntas interessantes