1. Leia o poema de Gloria Fuertes, disponível em Poesi. as:
TODO EL PASADO
Todo el pasado se quiere apoderar de mí y yo me quiero apoderar del futuro, me dislocan la cabeza para que mire atrás y yo quiero mirar adelante.
No me asustan la soledad y el silencio, son los lugares preferidos de Dios para manifestarse.
Mi eterna gratitud a los que me quieren, siempre les recordaré a la hora del sol.
No puedo detenerme, perdonad, tengo prisa, soy un río de fuerza, si me detengo moriré ahogada en mi propio remanso
Sobre o poema lido:
a) Podemos afirmar que se trata de um poema autobiográfico de Glória Fuertes? Justifique.
b) Escreva um parágrafo, em Português, correlacionando as ideias expressadas pela autora sobre passado e futuro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) acho que não porque não está dizendo nada sobre a vida dela, só está dizendo que todo o passado quer dominá-la e que ela quer controlar o futuro.
b) Todo o passado quer me dominar e eu quero controlar o futuro, eles deslocam minha cabeça para que eu possa olhar para trás e eu queira olhar para frente.
1) Após ler o poema "Todo el pasado", de Gloria Fuertes, podemos afirma o seguinte:
a) Sim, é possível afirmar que pode ser um poema autobiográfico, pois a autora fala em primeira pessoa sobre seu passado e futuro, ainda que não entre em detalhes. Ela também demonstra gratidão aos que gostam dela e expressa como se sente sobre a solidão e o silêncio, em uma espécie de despedida.
b) Aqui é com você!
Para responder a essas perguntas, você precisa ler o texto com atenção e paciência. Como está escrito em espanhol, é importante procurar entender o assunto, a ideia principal. Depois, releia e sublinhe as palavras que não entende, e procure o significado em um dicionário espanhol-português.
Vamos às perguntas:
a) Como a autora fala em 1ª pessoa, expressa o que sente e o que pensa sobre o seu passado e o seu futuro, podemos dizer que é autobiográfico.
b) Algumas ideias para você construir seu parágrafo: o que a autora expressa sobre o passado e o futuro?
- Ela afirma que o passado quer dominá-la, apesar dela querer dominar o futuro. O passado a força a olhar para trás, a ficar presa nas memórias (assim, o passado está relacionado às memórias);
- Ela diz que não teme a solidão e o silêncio, pois neles Deus se manifesta. E logo depois agradece o amor das pessoas e diz que se lembrará deles na hora do sol. Aqui ela se refere ao futuro, provavelmente associando-o à morte, pois fala de Deus, silêncio, solidão e se despede das pessoas. Também se refere ao sol, o que nos lembra a história de Ícaro (que voou até o sol e morreu).
- Por último, ela afirma ter pressa e diz que não pode ficar. Ela precisa partir senão morrerá afogada. Um rio parado não tem vida. Assim, continuamos nos movimentando para viver, mas isso nos leva ao futuro, que é a morte.
Para saber mais sobre poesia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/31500512