1. Leia o item "No interior da fábrica de açúcar." Descreva as caracteristicas de um engenho de açúcar na América Portuguesa do século XVII.
2. Explique a afirmativa final da aula: "Durante quase 300 anos a Colônia se man teve graças ao trabalho escravo, não só de negros, mas também de índios."
Soluções para a tarefa
Resposta:
abaixo
Explicação:
1) O engenho de açúcar na colônia era um lugar sujo e que era abrigado escravos, O engenho colonial era um grande complexo dividido em diversas partes: Canavial: onde a cana de açúcar era cultivada; Moenda: local para moer a planta e extrair o caldo. A moenda funcionava movida por tração animal, água (moinho) ou ainda a força humana dos próprios escravizados. Por ser um local de trabalho escravo, as condições não eram ideais para a sobrevivência dos mesmos que trabalhavam lá. Logo é notório que era um local mortal para eles.
2) Porque na região habitada existia a presença de índios como foram denominados pelos portugueses, com alguns deles se rebelando a exploração de suas terras, os portugueses matavam e escravizavam os índios.. mas a mão de obra não se baseava só nos indios, mas também nos escravos africanos, muitas vezes roubados ou comprados por portugueses em explorações ou comércio.