1. Leia o fragmento de um poema da poeta fluminense Eliane Potiguara. Agonia dos Pataxós Parece que não sou daqui Parece que não sou desse tempo. E me vejo tão distante Tão fora do contexto! a) O termo "agonia", nesse poema, remete a um sentimento individual? Explique sua resposta. b) O poema apresenta a liberdade formal típica da literatura contemporânea. Como essa liberdade se concretiza na métrica, nas rimas e nas estrofes? c) Embora o advérbio aqui ("daqui", de + aqui) expresse normalmente lugar, ele tem outro valor no poema. Qual é esse valor e que sentido produz? d) Considere que, no terceiro verso, a expressão "tão distante" é uma característica associada ao pronome "me". Qual é o sentido do verso? Como se classificariam essa expressão e o predicado da oração? e) Agora, trate "tão distante" como expressão de lugar. Como se classificariam a expressão e o predicado? f) Qual é a interpretação de "tão distante" mais adequada à sua compreensão do poema? Você acha que ambas se aplicam? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
A seguir a resolução do questionário acerca do poema de Eliane Potiguara.
a) O termo/palavra agonia refere-se na poesia a uma sensação coletiva dos indígenas pataxó.
b) A liberdade apresenta-se no fato do poema contar com apenas uma estrofe composta por seis versos. Além disso, os versos não contam com um número preciso de rimas ou sílabas poéticas.
c) O valor de sentido atribuído ao advérbio refere-se ao espaço-tempo atual.
d) O sentido do verso está na tentativa de expressar um sentimento de dissociação. Trata-se de um adjetivo e de um predicado verbal.
e) Adjetivo e predicado nominal.
f) O valor de sentido atribuído ao advérbio refere-se ao espaço-tempo atual. Ambas se aplicam, uma vez que não é perdido o efeito de sentido da intenção do eu lírico.
Classificação de predicado
Um predicado pode classificar-se em:
- Predicado verbal
- Predicado nominal
- Predicado verbo-nominal
Aprenda mais sobre predicado em: https://brainly.com.br/tarefa/401162
#SPJ1