1) Leia o fragmento: "Cada cultura é dotada de um "estilo" particular que se exprime através da língua, das crenças, dos costumes, também da arte, mas não apenas desta maneira. Este estilo, este "espírito" próprio a cada cultura influi sobre o comportamento dos indivíduos. " (Franz Boas) Sobre o relativismo cultural marque a alternativa incorreta: * 1 ponto a) A cultura se explica por ela mesma: costumes, tradições, entre outras manifestações, são relacionadas ao próprio contexto cultural. b) Cada cultura possui um estilo próprio, que interfere no comportamento dos indivíduos. c) Após o salto na interpretação de culturas, a antropologia se desenvolveu enquanto ciência. d) O relativismo cultural se estrutura no etnocentrismo. 2) Leia o trecho a seguir e marque a alternativa incorreta sobre relativismo cultural:Só conhecemos verdadeiramente um povo quando analisamos técnica e metodicamente suas ações diárias, resultadas do seu universo psíquico, seus costumes, como, por exemplo, hábitos alimentares, comportamento rituais, e principalmente sua manifestação artística, como fez Boas ao analisar a arte primitiva dos povos e a relação que ela tinha com a vida social destes, bem como o seu desenvolvimento (PEREIRA, 2011, p. 110). Marque a alternativa incorreta sobre a antropologia e o relativismo cultural: * 1 ponto a) Desde o começo do século XX, a Antropologia tornou-se fonte de conhecimentos sobre a diferença cultural, desempenhando papel importante na garantia e na defesa dos direitos de diversas populações consideradas "diferentes". b) No decorrer do processo de seu desenvolvimento científico, a Antropologia também passou a buscar entender o que acontece no interior das sociedades ocidentais, desenvolvendo a Antropologia urbana. c) Diferenças internas presentes nas sociedades ocidentais passaram a ser objeto de investigação antropológica, ampliando o diálogo com outras ciências sociais. d) O principal representante do Relativismo Cultural é Tylor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - d)
2- d)
Explicação:
Questão 1: Sobre o relativismo cultural e etnocentrismo é incorreto o que se afirma em: Alternativa D:
- O relativismo cultural se estrutura no etnocentrismo.
O relativismo cultural afirma que não existem normas éticas universais, dessa forma postula a ideia de que cada cultura deve ser entendida nos seus próprios termos e não há um ponto de vista único na interpretação das culturas.
Já o etnocentrismo é todo o contrário, pois é uma tendência que tenta impor uma cultura e costumes acima das demais, pois acredita ser superior. Nesse sentido o relativismo cultural se estrutura na tolerância, respeito e igualdade.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38941232
Questão 2: Sobre relativismo cultural é incorreto o que se afirma em: Alternativa D:
- O principal representante do Relativismo Cultural é Tylor.
O relativismo cultural é uma proposta teórica e metodológica do antropólogo Franz Boas, quem afirma que para explicar, estudar e analisar cada cultura é preciso considerar suas particularidades e sua história.
Esse método antropológico de compreensão de um sistema cultural nasceu como uma reação ao evolucionismo etnocêntrico que compara e valoriza a própria cultura em comparação com a dos outros.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30454368