1. Leia o excerto a seguir.
“Curiosamente, entretanto, o posicionamento do Judiciário na Constituição de 1988 muito se aproxima da versão da separação dos poderes presente no Espírito das Leis. Neste, ela tem caráter político e não jurídico. Traduz o ideal do governo misto, procurando equilibraras relações de poder, por meio de uma divisão em que a atuação política, ou governamental, dependa de três Poderes que encarnam três forças sociais. O Legislativo pelo qual se exprime o povo (ou seus representantes), o Executivo (o rei), o Judiciário (a magistratura, elite profissional)”.
FERREIRA FILHO, M.G. Poder Judiciário na Constituição de 1988: Judicialização da política e politização da justiça. Revista de Direito Administrativo, n. 198, out./dez. 1994, p. 17.
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base sobre o governo misto, analise o texto a seguir:
A separação de poderes foi sistematizada por Montesquieu, no século XVIII, mas encontra raízes na ideia de governo misto, apresentada por __________, ainda na Antiguidade. De acordo coma teoria, o governo misto seria o mais capaz de propiciar__________ porque, ao garantira participação de todas as camadas sociais no governo, promoveria __________ recíprocos.
Agora, assinale a alternativa que contempla a sequência de palavras que preenchem corretamente as lacunas:
a. Sócrates; prosperidade; interesses.
b. Aristóteles; viabilidade; controles.
c. Santo Agostinho; viabilidade; interesses.
d. Políbio; estabilidade; controles
e. Platão, prosperidade; interesses.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
letra D mas não tenho muita certeza
Respondido por
11
Resposta: Políbio; estabilidade; controles
Explicação: A resposta está correta. Embora a separação de poderes tenha sido sistematizada por Montesquieu, ainda na Antiguidade clássica, Políbio concebeu o governo misto como forma de obtenção de estabilidade, via controles recíprocos.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás