1. Leia o excerto a seguir: “A criança aprende pela ordem as vinte e quatro letras, não como costumamos fazer hoje, dando-lhes seu valor fonético, mas dizendo-lhes os nomes – alfa, beta, gama, delta – e, parece, a princípio ver-lhes as formas, mas logo apresenta-se-lhes um alfabeto cujas letras, em minúscula, são dispostas em várias colunas. As crianças recitam esta lista, sem dúvida cantarolando […]” (MARROU, 1966, p. 237). MARROU, H. História da educação na Antiguidade. São Paulo: Herder, 1966. Sobre o método sintético de alfabetização, analise as afirmativas a seguir: I. Método sintético é um dos métodos mais tradicionais utilizados para ensinar as crianças a ler e escrever. II. São divisões do método sintético as abordagens alfabética, fônica e silábica. III. No método silábico, primeiramente, aprendem-se as letras, formam-se sílabas e, posteriormente, formam-se palavras. IV. O método alfabético não é mais utilizado atualmente, pois foi comprovada sua ineficácia. É correto o que se afirma em: I, II e IV, apenas. I e II, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa C está correta.
A leitura, assim como a escrita, tem aspectos importantes para o desenvolvimento de um determinado indivíduo em seu processo de aprendizado e construção de ideias.
A alfabetização moderna e o letramento podem ser utilizados na educação para os surdos, porém, é importante estar atento a esse olhar que também se direciona a alfabetização do surdo em sua língua materna, que é a Libras.
Além disso, ela também estará presente na língua portuguesa, a qual os indivíduos irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.
Perguntas interessantes