1. Leia o excerto a seguir:
“A base da Controladoria Operacional é o processo de planejamento e controle orçamentário, também denominado planejamento e controle financeiro ou planejamento e controle de resultados. O orçamento é a ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia”.
PADOVEZE, C. L. Controladoria básica . 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p.137.
Considerando o excerto apresentado e o gerenciamento do orçamento, analise as afirmativas a seguir:
I. O gestor deve analisar o orçamento previsto versus o realizado, a fim de realizar possíveis ajustes nas metas estabelecidas.
II. É importante que o gestor acompanhe as variáveis monetárias e as não monetárias, a fim de realizar possíveis ajustes nas metas estabelecidas.
III. A realimentação do sistema de planejamento é a uma etapa irrelevante, entretanto possibilita o aprimoramento do processo de planejamento.
IV. Os resultados dependem do desempenho global, isto é, de metas referentes a todas as áreas da organização.
Está correto o que se afirma em:
2.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
A alternativa está correta, pois o orçamento serve como um planejamento a ser seguido pela empresa na execução de suas atividades.
Após a execução, o administrador deve comparar o previsto versus o realizado, a fim de identificar suas metas monetárias e não monetárias e os resultados atingidos, bem como as variações ocorridas, buscando entender as causas da variação e definir ações que ajustem as metas futuras da organização ou que possibilitem manter as que já foram decididas.
Nesse contexto, o desempenho de todas as áreas da empresa comporá o desempenho do orçamento global.
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
A alternativa está correta, pois o orçamento serve como um planejamento a ser seguido pela empresa na execução de suas atividades. Após a execução, o administrador deve comparar o previsto versus o realizado, a fim de identificar suas metas monetárias e não monetárias e os resultados atingidos, bem como as variações ocorridas, buscando entender as causas da variação e definir ações que ajustem as metas futuras da organização ou que possibilitem manter as que já foram decididas. Nesse contexto, o desempenho de todas as áreas da empresa comporá o desempenho do orçamento global.